dom

dom

abr 14, 2024

Ministra da Saúde recebe FMB e sindicatos de base em Brasília

Dirigentes da Federação Médica Brasileira e representantes de sindicatos de base entregaram à ministra da saúde, Nísia Trindade Lima, a Carta de Fortaleza, que reúne os eixos da saúde e da Medicina defendidos pela Federação.

A entrega do documento aconteceu na última quinta-feira (20), em Brasília, quando uma comitiva de representantes sindicais do movimento médico de todo o Brasil reuniu-se com a ministra.

“Foi uma reunião muito produtiva em que foi possível conversar sobre assuntos de grande importância para a categoria médica, como a implantação da Carreira de Estado Nacional, a Revalidação do diploma e os mecanismos fiscalizadores das faculdades de medicina”, destacou o presidente da FMB, Tadeu Calheiros.

A FMB também solicitou a representação dos médicos nos fóruns de discussão do Ministério da Saúde e a ministra foi sensível a solicitação.

Além da ministra, os secretários do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, Helvécio Magalhães e Laíze Rezende tiveram a oportunidade de conversar com os dirigentes sindicais. O diretor do Sindmepa, Paulo Bronze participou da comitiva e falou sobre a importância do encontro.

“O Sindmepa participou efetivamente conversando com parlamentares sobre as pautas. Conversamos também com Senadores e Deputados. Fomos muito bem recebidos”, resumiu.

EBSERH

A comitiva da FMB ainda participou de audiência com o administrador da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Fausto Figueira de Mello Júnior. Na oportunidade, os representantes ressaltaram a importância do movimento sindical médico estar representado na mesa de negociação da Ebserh.

Imagem: Ascom FMB

“Nessa mesa são promovidas qualidade para os hospitais universitários. Aguardamos essa possibilidade de representar a categoria médica nesse importante fórum de discussão”, reforçou o vice-presidente da FMB, Fernando Mendonça.

Participaram da comitiva, os representantes sindicais: José Roberto Cardoso Murisset, Janice Painkow, Tarcísio Campos, Marlus Volney de Morais e Paulo Tomé de Lima Bronze.