Sindmepa acompanha visita técnica da Defensoria Pública em Pronto Socorros e UPAs de Belém

O Sindicato dos Médicos do Pará participou na manhã desta quinta-feira (20) de visita técnica ao Pronto Socorro Mario Pinotti, o PSM da 14, juntamente com representantes do Ministério Público do Estado do Pará, Comissão de Saúde da OAB e da Defensoria Pública do Estado. A comitiva teve como objetivo apurar a situação da saúde na unidade depois da Ação Civil Pública aberta este ano.

Na visita foi constatado número de pacientes acima da capacidade do hospital. O Pronto Socorro tem capacidade para 205 leitos e atualmente todos estão ocupados. Segundo a Coordenadora do Núcleo Interno para Regulação, Natalie Mendes, no setor de observação e poltronas estão mais 40 pacientes, além de outros 33 sendo atendidos no corredor, entre eles pacientes das áreas de clínica geral, neuro e traumatologia.

Imagem: Ascom Sindmepa

O diretor da unidade, Marcelo Ricardo Silva destacou que a falha sistêmica do SUS vem sobrecarregando o atendimento. Além das internações, o Hospital recebe cerca de 10 mil pacientes ao mês; cerca de 300 por dia. São os que não geram internações e podem ser atendidos em até 4h.

O diretor afirmou que o hospital “está saindo do vermelho”, com o retorno dos contratos de vigilância e refrigeração. A portaria, que a empresa terceirizada abandonou, agora é ocupada por funcionários concursados que eram lotados nesta função. Além disso, o diretor garante que o abastecimento de insumos foi normalizado na unidade.

O Assessor Jurídico do Sindmepa, Yúdice Andrade, destacou que este foi um momento “fundamental para o diagnóstico da saúde na capital. A participação do Sindicato se relaciona ao papel social que desempenha, para além do atendimento à categoria médica”.

Imagem: Ascom Sindmepa

Ainda na manhã de hoje os representantes visitaram o HPSM do Guamá e a tarde seguiram para as UPAs da Terra Firme e Jurunas. Após as vistorias será elaborado um relatório técnico para encaminhar aos órgãos competentes e solicitar providências a fim de melhorar o atendimento da população.

Participaram da visita técnica ao HPSM Mario Pinotti: Yúdice Andrade, Assessor jurídico do Sindmepa; Hannah Anijar Maradei, Vice-presidente da Comissão de Saúde da OAB; Gabriel Pantoja Menezes, da Comissão de Saúde da OAB; Alcideia Teixeira, assistente social do Setor de Saúde da Defensoria Pública do Estado; Gleise Meira, assessora jurídica da Defensoria Pública do Estado; Daniel Lobo, defensor público do Estado; e Fladilson Nobre Junior, assessor jurídico da Fazenda Pública da Defensoria Pública.