ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa acompanha visita técnica da Defensoria Pública em Pronto Socorros e UPAs de Belém

O Sindicato dos Médicos do Pará participou na manhã desta quinta-feira (20) de visita técnica ao Pronto Socorro Mario Pinotti, o PSM da 14, juntamente com representantes do Ministério Público do Estado do Pará, Comissão de Saúde da OAB e da Defensoria Pública do Estado. A comitiva teve como objetivo apurar a situação da saúde na unidade depois da Ação Civil Pública aberta este ano.

Na visita foi constatado número de pacientes acima da capacidade do hospital. O Pronto Socorro tem capacidade para 205 leitos e atualmente todos estão ocupados. Segundo a Coordenadora do Núcleo Interno para Regulação, Natalie Mendes, no setor de observação e poltronas estão mais 40 pacientes, além de outros 33 sendo atendidos no corredor, entre eles pacientes das áreas de clínica geral, neuro e traumatologia.

Imagem: Ascom Sindmepa

O diretor da unidade, Marcelo Ricardo Silva destacou que a falha sistêmica do SUS vem sobrecarregando o atendimento. Além das internações, o Hospital recebe cerca de 10 mil pacientes ao mês; cerca de 300 por dia. São os que não geram internações e podem ser atendidos em até 4h.

O diretor afirmou que o hospital “está saindo do vermelho”, com o retorno dos contratos de vigilância e refrigeração. A portaria, que a empresa terceirizada abandonou, agora é ocupada por funcionários concursados que eram lotados nesta função. Além disso, o diretor garante que o abastecimento de insumos foi normalizado na unidade.

O Assessor Jurídico do Sindmepa, Yúdice Andrade, destacou que este foi um momento “fundamental para o diagnóstico da saúde na capital. A participação do Sindicato se relaciona ao papel social que desempenha, para além do atendimento à categoria médica”.

Imagem: Ascom Sindmepa

Ainda na manhã de hoje os representantes visitaram o HPSM do Guamá e a tarde seguiram para as UPAs da Terra Firme e Jurunas. Após as vistorias será elaborado um relatório técnico para encaminhar aos órgãos competentes e solicitar providências a fim de melhorar o atendimento da população.

Participaram da visita técnica ao HPSM Mario Pinotti: Yúdice Andrade, Assessor jurídico do Sindmepa; Hannah Anijar Maradei, Vice-presidente da Comissão de Saúde da OAB; Gabriel Pantoja Menezes, da Comissão de Saúde da OAB; Alcideia Teixeira, assistente social do Setor de Saúde da Defensoria Pública do Estado; Gleise Meira, assessora jurídica da Defensoria Pública do Estado; Daniel Lobo, defensor público do Estado; e Fladilson Nobre Junior, assessor jurídico da Fazenda Pública da Defensoria Pública.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que