ter

ter

abr 16, 2024

Sindmepa e Federação Médica Brasileira reúnem com políticos em Brasília

Uma comissão formada por representantes sindicais ligados a Federação Médica Brasileira (FMB) esteve reunida hoje com deputados federais e senadores, em Brasília. O diretor do Sindmepa, Paulo Bronze acompanha a comitiva e nesta quinta-feira (20) participará de audiência com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima. Na pauta, o programa Mais Médicos, Revalida, defesa do Sistema Único de Saúde, a luta pela carreira de estado e o risco da abertura de novas escolas médicas.

Durante os dois dias, a comitiva pretende dialogar com os parlamentares para tratar de projetos em andamento de interesse da categoria médica.

Hoje o diretor do Sindmepa esteve reunido com o também paraense Éder Mauro, da Comissão de Saúde da Câmara; e os Senadores Sérgio Moro (PR) e Jaime Bagatoli (RO). Paulo Bronze e Flávia Lenzi, presidente do Sindicato Médico de Rondônia, entregaram aos parlamentares a Carta de Fortaleza.

O documento foi elaborado junto aos sindicatos médicos de todo o Brasil durante a Preparação para o Encontro Nacional das Entidades Médicas 2023, que ocorreu em março, e se posiciona contra a abertura de novas escolas médicas e cursos de medicina no país. A Federação defende que o momento é de promover um programa de avaliação e melhoria das escolas médicas já existentes.