Sindmepa Informa – 09.04.2023

CONTRATO
Audiência no Ministério Público do Trabalho, acompanhada pelo Sindmepa, abordou a forma de contratação dos médicos pela empresa Gestão Médica Especializada (GME), que considera os profissionais como sócios cotistas, pagando a eles apenas os valores dos plantões realizados. A denúncia formulada pelo Sindmepa defende que a modalidade sócio cotista é uma fraude para mascarar o vínculo empregatício dos profissionais. O Sindicato continua auxiliando nas apurações e encaminhamentos das denúncias de contratação.

FISCALIZAÇÃO
O Sindmepa vai solicitar aos médicos que prestam serviços para Organizações Sociais contratadas pelo estado que denunciem os atrasos de pagamentos. A Sespa divulgou que a partir de agora a fatura mensal das OSs só será paga mediante comprovante do pagamento de todos os encargos do mês anterior, incluindo as remunerações dos médicos. O atrasos de pagamento passam a ser considerados desobediência ao contrato. O Sindmepa vai intensificar a fiscalização de pagamentos em atraso, repassando à Sespa os casos de inadimplência.

ESCOLAS
A Federação Médica Brasileira (FMB), em conjunto com os Sindicatos de base, emitiu nota em defesa da Medicina de qualidade, defendendo a valorização do magistério médico e criticando a abertura indiscriminada de escolas médicas por todo o Brasil. Para a FMB, isso favorece a criação de cursos sem a qualidade adequada à formação profissional. A criação de mais escolas de medicina não resolve o problema da oferta de médicos no Brasil e ainda promove a precarização do ensino, diz a FMB, que propõe um debate nacional em torno do tema.

IMPOSTO DE RENDA
Médicos associados ao Sindmepa contam com serviços especializados para realizar sua declaração de Imposto de Renda por meio da parceria com a Dr. Números Contabilidade, que oferece aos associados 70% de desconto nos serviços. Para isso, os documentos devem ser entregues até o dia 5 de maio. Os médicos associados podem acessar os documentos para declaração do IR pelo sistema Gestão na Mão, mediante login e senha.

COMUNIDADE
Agora os acadêmicos de medicina associados ao Sindmepa contam com uma nova ferramenta para receber informações de interesse da categoria, uma comunidade no WhatsApp. A iniciativa visa estreitar os laços entre os diretores do NA e os associados e divulgar ações, socializar projetos, cursos, eventos, comunicados e oportunidades que possam agregar ao currículo dos acadêmicos. Para participar, basta acessar o link: https://bit.ly/3Ufny4D

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (11) um dos maiores sucessos do cinema nos anos 90 “Como Água para Chocolate”, de Alfonso Arau, às 19h. O longa acompanha dois jovens perdidamente apaixonados que se separam por decisão da mãe da moça. Já a Quarta Musical recebe o show inédito dos músicos Renato Pinheiro e Misael Carvalho, às 20h. A dupla preparou um recital imperdível de música instrumental que também será transmitido ao vivo no Instagram @Sindmepa. A entrada no cineteatro é gratuita.