sáb

abr 20, 2024

Sindmepa Informa – 16.04.2023

RESIDENTES
Médicos do programa de residência em Anestesiologia da Santa Casa de Misericórdia do Pará retornaram às suas atividades depois de terem sido afastados por denunciar irregularidades no programa. A reintegração dos Residentes foi decidida em reunião da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), no final de março. O programa agora segue em fase de supervisão e, durante o prazo de diligência, está proibido de realizar processo de seleção para novos residentes. Caso sejam confirmadas as irregularidades, poderá sofrer punições, inclusive o descredenciamento pelo Ministério da Educação.

ANABOLIZANTES
Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgada nesta semana proíbe médicos de receitar anabolizantes e terapias hormonais com esteroides para fins estéticos, o que inclui ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. A decisão foi tomada pela falta de comprovação científica que sustente o benefício e a segurança do paciente. O CFM alertou para a possibilidade de efeitos colaterais danosos dos anabolizantes, mesmo com o uso de doses terapêuticas.

COMITIVA
O diretor Paulo Bronze representará o Sindmepa na comitiva da Federação Médica Brasileira para participar de audiência com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, no próximo dia 20, em Brasília. Na pauta, o programa Mais Médicos, escolas médicas, Carreira Federal para Médicos, SUS, entre outros. A comitiva também reunirá com parlamentares para tratar de projetos em andamento de interesse da categoria.

PAGAMENTOS
Médicos que prestam serviços para Organizações Sociais contratadas pelo Estado podem denunciar os atrasos de pagamentos ao Sindmepa. A Sespa divulgou que a fatura mensal das OSs só será paga mediante comprovante do pagamento de todos os encargos do mês anterior, incluindo as remunerações dos médicos. Com isso, os atrasos de pagamentos passam a ser considerados desobediência ao contrato. Mais do que nunca, vamos intensificar a fiscalização de pagamentos em atraso, repassando à Sespa os casos de inadimplência.

ABRIL VERDE
De acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, mais de 25 mil funcionários morreram vítimas de acidentes de trabalho no Brasil, entre 2012 e 2022. Durante todo este mês o movimento Abril Verde visa conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança, além de chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças, muitas vezes evitáveis. O Sindmepa apoia esta campanha e defende a prática se criar ambientes mais seguros e saudáveis a todos.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (18) “O Viajante”, dirigido por Volker Schlöndorff, às 19h. Indicado ao prêmio de melhor filme do Cinema Europeu, o longa acompanha um homem que decide viajar apenas de navio, após sofrer um acidente de avião. Na Quarta Musical teremos uma homenagem ao Rei Roberto Carlos, no dia de seu aniversário. O show é de Ricardo Frota, às 20h, acompanhado pelo tecladista, Antônio Navarro. Além de presencial, o show será transmitido ao vivo no Instagram @Sindmepa. A entrada é gratuita.