sáb

maio 18, 2024

Sindmepa Informa – 23.04.2023

BRASÍLIA
Uma comissão da Federação Médica Brasileira (FMB) reuniu nesta semana com deputados federais e senadores, em Brasília. Na pauta, o programa Mais Médicos, Revalida, a luta pela carreira de estado e o risco da abertura de novas escolas médicas. O paraense Éder Mauro, da Comissão de Saúde da Câmara, foi um dos deputados que recebeu a comitiva, que reuniu ainda com os senadores Sérgio Moro (PR) e Jaime Bagatoli (RO). Pela FMB, participaram Paulo Bronze, diretor do Sindmepa; e Flávia Lenzi, presidente do Sindicato Médico de Rondônia.

MELGAÇO
Médicos do Hospital Municipal de Melgaço têm sofrido retaliações da Prefeitura do município em represália à denúncias sobre os problemas na saúde local. Faltam eletrocardiograma, monitor, desfibrilador, ventosas, kit de intubação e medicamentos de emergência básicos. Alguns médicos estão sem receber seus plantões de novembro e dezembro de 2022, já outros receberam apenas 50% dos plantões realizados em fevereiro deste ano. O Sindmepa já está atuando para reivindicar a regularização dos pagamentos.

MARABÁ
Sobre a falta de docentes no curso de medicina da UEPA Campus Marabá, o Reitor Clay Chagas comunicou ao Sindmepa que em 2019 foi realizado um processo seletivo para preenchimento de 45 vagas, mas não foram preenchidas todas as vagas. Segundo ele, o curso tem hoje 31 docentes, sendo 19 efetivos e 12 temporários. O reitor garante que haverá concurso ainda neste semestre para professor efetivo, enquanto isso, foram prorrogados 10 contratos temporários e nomeados cinco professores. Estamos atentos.

FISCALIZAÇÃO
Após o retorno às atividades dos médicos residentes em Anestesiologia da Santa Casa, a Comissão de Fiscalização que acompanha o caso realizou uma reunião com os médicos e a Coreme. O programa de residência médica segue em fase de supervisão e, durante o prazo de diligência, está proibido de realizar processo de seleção para novos residentes. Enquanto isso, os oito profissionais exercem as atividades no Hospital Universitário João de Barros Barreto, Hospital Regional Dr. Abelardo Santos e Hospital de Clinicas Gaspar Vianna.

VISTORIA
E nesta semana uma comissão de entidades ligadas à saúde esteve em visita de vistoria à Unidades de Saúde e à rede de urgência e emergência do município de Belém. Além do Sindmepa, por meio da assessoria jurídica, participaram Defensoria Pública, Comissão de Saúde da OAB, entre outros. Vamos aguardar o relatório da visita e encaminhar os problemas aos órgãos competentes para providências.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (25) “Negação”, dirigido por Mick Jackson, às 19h. Uma pesquisadora ataca, em seu livro, um historiador que prega que o Holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus. Na Quarta Musical o show é por conta do Duo Dourado, formado pelos músicos Paulo Guedes e Denis Garcia, às 20h. No repertório, sucessos nacionais e internacionais inesquecíveis dos anos 60, 70 e 80. Com entrada franca, o show também será transmitido no perfil do @Sindmepa no Instagram.