qui

maio 23, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

maio 23, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Simpósio reúne acadêmicos de medicina em noite de debates no Sindmepa

O que levar em conta na hora de escolher uma residência médica? Como se preparar para o processo seletivo? Esses foram alguns dos pontos abordados pela médica Aurileide Coutinho, residente em Clínica Médica, na primeira noite do III Simpósio Acadêmico Aspirante. O evento foi conduzido pela Coordenadora Geral do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo, e contou com a participação do diretor do Sindmepa e idealizador do projeto Acadêmico Aspirante, Waldir Cardoso.

Ele deu as boas-vindas aos estudantes e destacou a importância da organização dos acadêmicos para o fortalecimento do sindicato dos médicos. Lembrou que o Sindmepa é pioneiro na iniciativa de associar acadêmicos porque sabe da importância da renovação para a entidade.

Waldir Cardoso falou sobre a importância do projeto Acadêmico Aspirante e deu as boas-vindas aos estudantes

A médica Aurileide Coutinho aconselhou os alunos a escolherem o local que desejam realizar a residência médica e estudar com base no processo seletivo da instituição e ainda deu dicas sobre como usar a internet a seu favor na hora dos estudos.

O médico Onco Hematologista, Thiago Carneiro, explicou aos acadêmicos as peculiaridades de cada Pós-graduação médica e os títulos que cada uma oferece. Professor do curso de medicina da UEPA, Carneiro destacou que é fundamental que o médico continue se aperfeiçoando e elogiou a iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindmepa em promover o evento.

Thiago ainda reforçou a importância da ética no exercício da profissão

“Os passos necessários para uma carreira médica de sucesso foram todos abordados. A gente fica impressionado como ainda falta esse interesse e essa clareza para o acadêmico. O que vimos aqui era para ser todo ano reproduzido para que a gente consiga entregar bons médicos para a sociedade, médicos que serão felizes, plenos e satisfeitos”, ressaltou Thiago Carneiro.

Para falar sobre empreendedorismo médico o Núcleo convidou o neurocirurgião e educador financeiro, Francinaldo Gomes. O médico é criador das estratégias “Enriquecer faz bem à saúde” e “Meta médico”, ele expôs aos acadêmicos formas de criar startups que solucionem problemas no meio médico e falou sobre como ser um empreendedor.

Acadêmicos de diferentes escolas médicas compareceram ao evento

Marcelo Seixas, acadêmico do 1° semestre de medicina na Universidade Federal do Pará, participou do Simpósio como ouvinte e comentou sobre a importância em se abordar o tema. “Eu achei um ótimo evento. Falou sobre pautas importantes e coisas que a gente não estuda na Universidade. Empreendedorismo é algo fundamental para a gente no mercado de trabalho atual”.

Já o médico oftalmologista especialista em retina, Heriberto Neto palestrou sobre as possibilidades de carreira médica nacional e internacional. Ele contou sua experiência na especialização que realizou nos Estados Unidos e aconselhou os acadêmicos a ampliarem os horizontes com experiências que agreguem a formação.

Ao fim das apresentações, os palestrantes responderam aos questionamentos dos alunos

A última programação da noite foi uma oficina em Currículo Lattes com o acadêmico de medicina e mestrando em epidemiologia e vigilância em saúde, Márcio Marvão.

“O que me chamou mais atenção é que eu posso unir o que foi dito, ser uma profissional completa, fazer o que eu gosto, ganhando dinheiro, estando realizada com isso e satisfeita”, resumiu a acadêmica do 11° semestre da Unifamaz, Luciana Alencar.

O III Simpósio Acadêmico Aspirante foi organizado pela diretoria do NA

A diretora de eventos do Núcleo Acadêmico, Ana Paula Xerfan, responsável pela organização do Simpósio, ressaltou a participação dos palestrantes no evento: “Foi um evento incrível com temáticas essenciais para todo profissional. Os palestrantes conseguiram fazer um evento coeso onde todas as informações foram repassadas de forma brilhante”.

O III Simpósio Acadêmico Aspirante segue na noite desta sexta-feira (19) com as apresentações dos resumos inscritos no evento. Os trabalhos serão avaliados por Rita Medeiros e Caio Botelho e os três primeiros colocados serão premiados.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que