qui

mar 28, 2024

Sindmepa Informa – 07.05.2023

BENEFICENTE
Uma disputa que já se arrastava na Justiça do Trabalho desde 2018 foi, finalmente, concluída com ganho de causa aos trabalhadores médicos do hospital Beneficente Portuguesa. A justiça reconheceu o direito dos médicos do Hospital ao reajuste do salário variável, conforme índices previstos na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. A decisão é resultado de ação trabalhista coletiva ajuizada pelo Sindmepa contra a Beneficente. Quem trabalhou no hospital, com vínculo celetista, tem direito de receber a diferença. É só procurar o Sindmepa de posse dos documentos e contracheques para ajuizar a ação.

CONFERÊNCIA
Durante a Conferência Municipal de Saúde de Santarém, a diretora do Sindmepa, Nástia Irina, foi indicada à delegada, representando o segmento dos trabalhadores, para participar da Conferência Estadual de Saúde. A médica reunirá as principais pautas da categoria, bem como propostas de melhorias, para apresentar durante o evento, que ocorrerá de 23 a 25 de maio.

INSEGURANÇA
E na semana passada, mais um problema foi detectado na Unidade de Saúde do Tenoné: a ausência de guardas para garantir a segurança mínima dos profissionais que dão plantões no local. A diretora da unidade foi assertiva em liberar os profissionais para entregar a escala, caso não se sentissem seguros para trabalhar no local. É bom que fique claro que nenhum profissional de saúde é obrigado a permanecer em local que não garanta a mínima segurança para desenvolver suas atividades.

PET SCAN
O jornalista Lúcio Flávio Pinto informou em seu blog que o Ministério Público Federal começou a examinar o enquadramento, por crime de responsabilidade administrativa, dos responsáveis pela não instalação do aparelho Pet-Scan no Hospital Ophir Loyola. O caso do aparelho encaixotado há sete anos no HOL vem sendo denunciado pelo Sindmepa desde 2022. As obras para instalação de equipamentos radioterápicos deveriam ter se iniciado em março, mas ao que parece, a coisa ainda está enrolada por lá. A obra ainda não começou.

CARA NOVA
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa recebeu novos integrantes do projeto Acadêmico Aspirante. Eles foram certificados em cerimônia online, que contou com cerca de 30 estudantes que agora passaram a ter direito às mesmas vantagens que o Sindmepa oferece aos associados. Os futuros médicos também podem submeter resumos no III Simpósio Acadêmico Aspirante, que ocorrerá nos dias 18 e 19 deste mês. É gente nova chegando e renovando a cada ano a nossa entidade. Bem-vindos.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (9) o filme “O Operário”, dirigido por Brad Anderson, às 19h. Depois de se envolver em um acidente no trabalho, Trevor Reznik (Christian Bale) começa a crer que seus colegas estão conspirando para demiti-lo. A Quarta Musical recebe o pianista, compositor e arranjador, Robenare Marques, às 20h. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro do Sindmepa com entrada franca.