Sindmepa Informa – 14.05.2023

NOVO CURSO
O Sindmepa decidiu recorrer ao Ministério Público com pedido de providências contra a abertura de um curso de medicina em Santarém, que promete oferecer 160 vagas. A Faculdade já anunciou que não vai criar um hospital-escola, como seria certo, para oferecer qualidade à formação dos alunos. Santarém só conta com dois hospitais públicos e uma UPA, que já enfrentam dificuldades de atender as demandas do curso de medicina da UEPA, que oferta 40 vagas. Claramente, a formação desses futuros médicos estará comprometida.

RESOLUÇÃO
Esta semana, entidades da área médica manifestaram preocupação com a entrada em vigor da resolução 487, do Conselho Nacional de Justiça, que determina o fechamento dos hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico, com o consequente encaminhamento de pacientes oriundos do sistema penal para locais abertos à comunidade.

RISCO
O fechamento iminente desses hospitais, é uma preocupação também do Sindmepa. Afinal, afeta a saúde pública e segurança da população. As entidades representativas dos médicos não foram ouvidas a respeito das possíveis consequências e riscos para a população, considerando o desequilíbrio emocional que afeta estes pacientes.

DENÚNCIA
Médicos plantonistas do Hospital Municipal de Maracanã decidiram paralisar atividades na manhã de quinta-feira por conta de atrasos nos pagamentos. Eles denunciaram ao Sindmepa que a empresa Amazon, OS que administra a escala de plantões do hospital, atrasou os seus pagamentos há 20 dias. E, pasmem: em vez de regularizar os pagamentos, a empresa ofereceu plantões com pagamento à vista para outros médicos. O caso já foi encaminhado ao Jurídico do Sindmepa para providências cabíveis.

SIMPÓSIO
Ainda dá tempo de se inscrever no III Simpósio Acadêmico Aspirante que ocorre nesta quinta e sexta-feira, no Sindmepa. O evento abordará a “Formação médica e a pluralidade profissional” em rodas de conversa e palestras. Entre os palestrantes estão os médicos: Niele Moraes, Aurileide Coutinho, Francinaldo Gomes, Heriberto Neto e o acadêmico de medicina Márcio Marvão. Inscreva-se gratuitamente por meio do link: https://bit.ly/41B87Xr

COLÓQUIO
A psiquiatra Valdilene Magno Pinto de Souza representará o Sindmepa no IX Colóquio Mesorregional de Governança e Desenvolvimento na UFPA. A médica participará de palestra sobre promoção da saúde mental e coletiva na Região Metropolitana de Belém. O evento ocorrerá no próximo dia 23, às 14h.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (16) um dos maiores filmes da história do cinema “Mr. Arkadin”, de Orson Welles, às 19h. Reclamando de amnésia, o milionário Arkadin contrata o quase detetive Guy Von Straten para investigar seu passado. E a Quarta Musical recebe Neto Veiga em um belíssimo show de violão solo, às 20h. Com repertório diversificado, o violonista apresentará obras de grandes nomes do violão. Aguardamos por você no Cineteatro do Sindmepa com entrada franca.