Sindmepa Informa – 21.05.2023

BRASÍLIA
Nosso diretor, Waldir Cardoso, integrou a delegação da Federação Médica Brasileira (FMB) que esteve em Brasília e acompanhou, no Senado, a primeira audiência pública da comissão mista sobre a MP que reformula o programa Mais Médicos. Embora entendam que a solução definitiva para fixar médicos no interior é a carreira médica de estado, as entidades médicas não se furtaram ao debate. Defendem que todos os médicos participantes do programa tenham CRM. A delegação da FMB também foi à Brasília para discutir, junto ao Ministério da Educação, assuntos relacionados ao ensino médico.

CURSO
O Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF-1) suspendeu a decisão judicial que determinou ao Ministério da Educação (MEC) analisar o processo de autorização da criação de um novo curso de medicina no município de Santarém. O curso, com 160 novas vagas, seria oferecido pela Associação Educacional Luterana do Brasil – Albra. Com isso, a Universidade Luterana do Brasil está proibida de iniciar as aulas previstas para o próximo dia 22.

CONFERÊNCIA
A médica Nástia Irina, diretora e delegada sindical do Sindmepa em Santarém, vai participar da Conferência Estadual de Saúde, que acontece na próxima semana, em Belém. Ela foi indicada, representando o segmento dos trabalhadores, durante a 14ª Conferência Municipal de Saúde de Santarém. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência Estadual é uma das etapas da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 2 a 5 de julho deste ano, em Brasília.

VACINA
A vacina terapêutica para o tratamento da dependência em cocaína e crack, em desenvolvimento na Faculdade de Medicina da UFMG, é finalista do Prêmio Euro Inovação na Saúde. O projeto já concluiu as etapas pré-clínicas e agora busca financiamento para os testes em humanos. Médicos de 17 países da América Latina podem votar e eleger os vencedores do Prêmio pelo site: premioeuro.com.

COLÓQUIO
A Universidade Federal do Pará realiza de 22 a 24 de maio o III Colóquio Mesorregional de Governança da Região Metropolitana de Belém, com o tema: “Os Desafios Metropolitanos para a Governança”. O Sindmepa foi convidado a participar do evento para falar sobre saúde mental e será representado pela psiquiatra Valdillene Magno Pinto de Souza. Para participar do evento, inscreva-se gratuitamente pelo link: https://bit.ly/3MxQq68.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (23) o filme “Salvador – O Martírio de um Povo”, dirigido por Oliver Stone, às 19h. No longa, um jornalista viaja como correspondente para El Salvador e descobre um país em plena guerra civil. Já a Quarta Musical recebe Edemilro Soares, às 20h. O cantor será acompanhado pelo pianista Tynnoko Costa em um repertório dedicado à Clara Nunes, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Paulinho da Viola. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro, com entrada franca.