MAIS MÉDICOS
O Sindicato dos Médicos do Pará condena a decisão do Governo Federal em manter a contratação de profissionais estrangeiros sem exigir o exame Revalida no novo programa Mais Médicos. Cometem o mesmo erro já praticado no lançamento do programa em 2013, atingindo diretamente a população da região Amazônica que será atendida por médicos sem a qualificação adequada. Mais uma vez vamos conviver e constatar erros médicos que ficarão impunes.
FMB
Aliás, também repudiamos, junto com a Federação Médica Brasileira (FMB), as declarações de um advogado, membro do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA), sugerindo que profissionais de Enfermagem com mais de 10 anos de experiência na atenção primária possam atuar como médicos. Não há nível de comparação entre as duas profissões. São áreas distintas que se complementam e é descabido, e até antiético, pensar em tal substituição.
CONFERÊNCIA
A diretora do Sindmepa, Nástia Irina, participou da 14° Conferência Estadual de Saúde do Pará, representando o segmento dos trabalhadores de Santarém. A médica contribuiu ativamente na discussão sobre o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas. A diretora defendeu o fortalecimento e a autonomia dos Conselhos de Saúde na formulação de políticas públicas para o SUS que atendam às necessidades da população. A Conferência Estadual é uma das etapas da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá de 2 a 5 de julho deste ano, em Brasília.
SAÚDE MENTAL
Especialistas discutiram, em colóquio na semana passada, a promoção da saúde mental individual e coletiva. O Sindmepa foi representado pela médica psiquiatra, Valdillene Magno Pinto de Souza, que destacou formas de qualificar o atendimento prestado à população e, consequentemente, aos profissionais de saúde. Melhorar as estruturas de serviços, qualificar os profissionais, garantir remuneração adequada e ampliar o diálogo são algumas das medidas apontadas para melhorar a saúde mental de médicos e pacientes.
GESTÃO
Pesquisa realizada pela Universidade do Estado da Bahia quer avaliar o comportamento dos médicos no que diz respeito à gestão financeira. A partir dos dados coletados, o estudo poderá trazer benefícios à comunidade acadêmica e possibilitar a discussão sobre a inclusão do tema “Educação Financeira” na grade curricular do curso de medicina. Médicos em atividade e formados no Brasil podem contribuir com a pesquisa por meio de questionário online: https://bit.ly/45rE2Ml
AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa faz uma homenagem ao cineasta Costa Gavras nesta terça-feira (30), com a exibição do filme “Muito mais que um crime”, às 19h. No longa, uma advogada precisa defender seu pai, acusado de crimes praticados durante a II Guerra Mundial. Já o show da Quarta Musical é por conta do Sexteto de 7, grupo dedicado à música de câmara. A apresentação também será transmitida no Instagram @Sindmepa, às 20h. Aguardamos por você no Cineteatro, com entrada franca.