qui

abr 25, 2024

Sindmepa Informa – 30.04.2023

TRABALHO
Neste 1º de Maio, quando o mundo comemora o Dia do Trabalho, nossa homenagem vai a todos os trabalhadores médicos, que dedicam sua vida ao trabalho de salvar vidas, mas que nem sempre têm seu esforço reconhecido na grande maioria dos locais de trabalho, seja na iniciativa privada ou no serviço público. Nossa torcida é para que venham dias melhores, com condições de trabalho e salários mais dignos a todos os médicos e médicas. Pela nossa saúde e pela saúde da população.

VISITA PSM 14
Em visita técnica realizada ao PSM da 14 por representantes do Ministério Público do Estado, Comissão de Saúde da OAB, Defensoria Pública do Estado e representantes do Sindmepa, um problema crônico foi constatado. Apesar de algumas melhorias e a garantia dada pelo Diretor que o hospital está abastecido de insumos, o hospital continua atendendo a uma população acima de sua capacidade, que é de 205 leitos e mantêm pacientes em macas e em poltronas no setor de observação. A comitiva foi verificar in loco a situação do hospital, após a Ação Civil Pública aberta este ano. Breve teremos um relatório completo.

MAIS MÉDICOS
O governo federal relançou o programa Mais Médicos mantendo a participação de médicos sem diploma revalidado e garantindo incríveis 1.037 vagas em capitais, onde sabemos estão concentrados a maioria dos médicos brasileiros. Destas, chama atenção as 52 vagas para Brasília e nenhuma vaga para Teresina e Palmas. Belém, onde médicos recém-formados lutam para conseguir um plantão, terá 62 vagas. Mais um governo que não se dispõe a garantir médicos de qualidade nos rincões.

INTERNACIONAL
O Sindmepa e a Federação Médica Brasileira (FMB) foram convidados a retomar suas participações na organização da União dos Sindicatos e Grêmios Médicos do Continente Americano. O objetivo da entidade é discutir a agenda política dos sindicatos médicos dos países das américas, para acordar linhas de trabalhos conjuntos, em benefício da excelência do ensino e da prática médica nestes países.

SIMPÓSIO
A terceira edição do Simpósio Acadêmico Aspirante já tem data marcada. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19 de maio, a partir das 19h, no Sindmepa. Este ano o evento abordará a “Formação médica e a pluralidade profissional”, por meio de rodas de conversa, palestras, oficinas, submissão de resumos e atividade cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/41B87Xr

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa dá início à programação de maio nesta terça-feira, 2, com a exibição de “Simplesmente Feliz”, dirigido por Mike Leigh, às 19h. O longa acompanha a jornada de Poppy, uma professora primária que tenta ver a vida sempre pelo lado positivo. Já a Quarta Musical recebe a cantora Ruth Costa, considerada uma representante da mais nova geração do samba paraense, às 20h. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro do Sindmepa com entrada franca.