seg

abr 22, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

abr 22, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

A magia do cinema mudo, com acompanhamento musical, chega ao Sindmepa

O Cineclube Sindmepa traz uma novidade para o público apaixonado por cinema. A partir deste mês, a programação contará com a exibição de filmes do cinema silencioso e apresentação musical ao vivo. O filme “Aurora”, do diretor F.W. Murnau, será o primeiro longa da programação especial e contará com a participação do músico Paulo José Campos de Melo. A sessão desta terça-feira (27) tem início às 19h, com entrada franca, no Cineteatro do Sindmepa.

O projeto idealizado pelo curador Marco Antônio Moreira tem como objetivo promover a exibição de filmes do cinema silencioso com apresentação musical ao vivo. A estreia da Sessão Musical exibirá o filme “Aurora” (1927), que conta a história de um homem que cogita matar sua inocente esposa, mas é acometido pela culpa.

Aurora é um filme muito reconhecido e querido. Considerado um dos maiores filmes da história do cinema. É um belo filme para ter esse tipo de experiência, com acompanhamento musical ao vivo, que interprete as cenas com temas românticos e cenas dramáticas. Acho que vai funcionar bem para o público”, frisa o curador.

A sessão será embalada pelo arranjador, compositor e pianista Paulo José Campos de Melo. Bacharel em piano pela Escola Superior de Artes de Berlim, o músico foi aluno e diretor do Conservatório Carlos Gomes. Paulo José já se apresentou em mais de 20 países e foi diretor musical de teatros na Alemanha, Suíça e Áustria. É autor de duas óperas de câmara e de um musical, ambos editados em Viena.

O pianista conta que em 1983, durante um festival de cinema na Alemanha, houve um renascimento do cinema mudo, apresentado exatamente como no período em que os filmes foram lançados. Ele foi o pianista convidado e acabou fazendo a trilha improvisada com os temas originais e virou uma febre na cidade de Gottingen. “O cinema Lumiere abriu espaço todos os fins de semana para apresentações desse projeto e fizemos isso durante anos, até eu mudar para outra cidade, onde continuei com as apresentações”, relembra.

Desta vez, Paulo José Campos de Melo traz toda a magia da Sessão Musical ao Cineteatro do Sindmepa. “O espaço do Sindmepa e ótimo. Acredito que teremos chance de recriar a atmosfera da época e faremos uma viagem no tempo. As apresentações em outros espaços pelo mundo foram sempre muito bem recebidas. Espero que consigamos repetir aqui, a mesma acolhida”, resume.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que