FMB e Sindicatos de Base questionam Senador: “E se esse médico sem qualificação fosse para você”?

A Federação Médica Brasileira e Sindicatos de Base externam absoluto repúdio ao discurso de má fé do senador Alan Rick, do Acre, na tribuna do Senado no dia 13 de junho de 2023, em que ele “denuncia” que alguns médicos devidamente autorizados a atuarem no país, estariam se inscrevendo no Programa Médicos pelo Brasil, para premeditadamente, “boicotar” quem é formado no exterior, quem não tem CRM, quem não fez o Revalida e intercambistas, de prestarem atendimento aos brasileiros.

Não bastasse o discurso baseado em argumentos sem provas de um suposto crime, o senador optou por distorcer estatísticas de distribuição de médicos no país, em ataque que tangencia à difamação e à tentativa de criminalização generalizada de toda a categoria médica. Sem fronteiras, o senador acusou também sem provas de que CRMs ou o CFM estariam por trás de tal articulação infame.

Enquanto a FMB e Sindicatos de Base buscam por meios jurídicos resolver essa situação, o senador poderia retornar à tribuna do Senado e discursar um pedido de desculpas à sociedade brasileira justificando que nem ele e tão pouco alguém de sua família, se sujeitaria a ser paciente, medicado e conduzido a um tratamento por alguém que não comprovou habilitação para ser médico no Brasil.

A luta pela defesa da saúde no Brasil há muito tempo saiu do discurso de acusação. Quem verdadeiramente está em busca de promover saúde de qualidade, gratuita e com estrutura de atendimento arregaçou as mangas e está junto às autoridades competentes buscando soluções, promovendo sugestões e indo, com muita coragem, ao encontro do problema para solucioná-lo.

Brasil, 15 de junho de 2023.

Federação Médica Brasileira e Sindicatos de Base