abr 19, 2024

abr 19, 2024

Sindmepa Informa – 04.06.2023

MAIS MÉDICOS
A flexibilização da exigência do Revalida para que médicos participem do programa Mais Médicos compromete o programa e expõe a população mais vulnerável a um atendimento de saúde de segunda categoria. Nós, do Sindicato dos Médicos do Pará, somos contra o formato como o programa foi aprovado na comissão mista do Congresso. E esperamos que, ao ser votado na Câmara e no Senado, essa posição seja revista em nome da saúde da população brasileira.

FORMATURA
O Sindmepa solicitou audiência ao reitor da Universidade Federal do Pará para debater a viabilidade de antecipação da formatura dos estudantes de medicina, sem que haja prejuízos à carga horária do curso. A solicitação atende à demanda dos discentes do último semestre do curso de medicina. Eles querem antecipar a formatura para conseguir o CRM a tempo de se inscrever no programa Mais Médicos.

AUDIÊNCIA
Diretores do Sindmepa participaram de reunião na Secretaria de Saúde do Estado do Pará, na última sexta-feira (2), para discutir assuntos que consideramos de extrema importância para a saúde pública. O primeiro foi a falta de pagamento de honorários médicos do hospital Divina Providência. Já o segundo foi o funcionamento irregular do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD3 Marajoara, sem a presença de médicos no período noturno. Um prejuízo incomensurável aos usuários do serviço.

UEPA
Estudantes da Universidade do Estado do Pará (Uepa) denunciaram a completa falta de estrutura para o funcionamento dos cursos da instituição. O laboratório e salas de aula com mofo e o teto desabado; a falta de professores para disciplinas elementares, o curso de relações institucionais sem nenhum professor titular e, pasmem, a presença de carrapatos na comida. Os estudantes fecharam a rua para forçar uma audiência com o reitor. Nossa solidariedade aos estudantes daquela instituição, cuja maioria dos cursos se destina à área da saúde.

OBESIDADE INFANTIL
O Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil, celebrado ontem, chamou atenção para um cenário preocupante. O excesso de peso é uma condição que atinge 15% das crianças de até 2 anos; 12% das crianças entre 2 e 5 anos; e 25% das crianças entre 5 e 10 anos, segundo a Universidade Federal de São Paulo. O consumo de alimentos variados, minimamente processados, e brincadeiras que movimentem o corpo são fundamentais para se prevenir a obesidade.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (6) um clássico do cinema, “Drácula”, dirigido por John Badham, às 19h. Após sobreviver a um naufrágio, Conde Drácula faz novos amigos e procura por uma noiva, mas terá que enfrentar Van Helsing. Já a Quarta Musical recebe dois importantes nomes da música amazônica, Ronaldo Silva e Allan Carvalho, às 20h. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro, com entrada franca.