sáb

maio 18, 2024

Sindmepa Informa – 19.06.2023

REPÚDIO
A Federação Médica Brasileira, junto aos sindicatos de base, emitiu nota na última semana repudiando o discurso do senador Alan Rick, do Acre, na tribuna do Senado, em que ele “denuncia” que alguns médicos devidamente autorizados a atuarem no país, estariam se inscrevendo no Programa Médicos pelo Brasil, para premeditadamente, “boicotar” quem é formado no exterior, quem não tem CRM, quem não fez o Revalida e intercambistas, de prestarem atendimento aos brasileiros.

REPÚDIO II
Além de promover o discurso baseado em argumentos sem provas, o senador optou por distorcer estatísticas de distribuição de médicos no país, em ataque que tangencia à difamação e à tentativa de criminalização generalizada de toda a categoria médica. O senador acusou, também sem provas, que CRMs ou o CFM estariam por trás de tal articulação. A FMB e Sindicatos de Base buscam por meios jurídicos resolver essa situação.

VIDEOCONFERÊNCIA
No próximo dia 22, o Sindmepa participa junto a outras 1000 entidades sindicais, de uma videoconferência, às 19h, com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, mediada pelo Deputado Federal Pedro Uczai (PTSC). A videoconferência será o ápice das atividades desenvolvidas pelo Fórum Sindical Ampliado e que terá a apresentação do desembargador Marcelo D´Ambroso (TRT-4). O Sindmepa será representado pelo diretor Waldir Cardoso.

DIREITOS
Durante a videoconferência, o desembargador Marcelo D´Ambroso vai expor ao Governo Federal os principais pontos, construídos de forma coletiva com a base sindical, dispostos em MP e Projeto de Lei, visando a necessidade de se recuperar direitos subtraídos da classe trabalhadora e do movimento sindical, atingidos pela reforma trabalhista realizadas nos dois últimos governos. A ocasião também será uma ótima oportunidade para demonstrarmos a união e a força de todo o movimento sindical médico brasileiro. Juntos, somos mais fortes.

JUNHO VERMELHO
A campanha Junho Vermelho segue a todo vapor incentivando a doação de sangue por todo o Brasil. O movimento tem como objetivo fortalecer os estoques dos hemocentros do país com a doação voluntária, que garante o abastecimento contínuo para suporte de transfusões e atendimento de diversos pacientes que dependem de tratamentos relacionados. Vale ressaltar que uma única doação de sangue pode ajudar a salvar até quatro vidas. Procure o hemocentro mais próximo e faça parte deste movimento.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (20) o filme “Onibaba”, dirigido por Kaneto Shindo, às 19h. O longa se passa durante uma guerra civil no Japão medieval. Enquanto Kichi está na guerra, sua mãe e sua esposa sobrevivem abatendo guerreiros e vendendo seus pertences. Já a Quarta Musical segue em ritmo junino com a apresentação do Quinteto Caxangá, às 20h. No repertório, forró instrumental com obras de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de músicas autorais. O show também será transmitido no perfil do Instagram @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro, com entrada franca.