dom

abr 28, 2024

Sindmepa Informa – 26.06.2023

ENEM 2023
Os diretores do Sindmepa, Wilson Machado, Waldir Cardoso, Paulo Bronze e Nástia Irina já se preparam para o Encontro Nacional de Entidades Médicas (Enem 2023), que acontece em Brasília, nos dias 29 e 30 de junho. Os debates se dividirão em quatro eixos: formação médica, sistema de saúde, mercado de trabalho e saúde suplementar. Durante o Encontro, as entidades médicas em geral vão discutir e propor direcionamentos que possam resultar em melhores condições de trabalho e qualidade de vida para os médicos do Brasil.

SAÚDE
Nástia Irina, representando o Sindmepa, também participará de duas oficinas, promovidas pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), durante a 17° Conferência Nacional de Saúde. Uma delas discute o Impacto da precarização na saúde dos trabalhadores da saúde; e a outra, Condições de trabalho, biossegurança, adoecimento e saúde mental dos trabalhadores da saúde. A CNS ocorrerá em Brasília, entre os dias 2 e 5 de julho.

DENÚNCIA
Médicos das UPAS Marambaia e Jurunas denunciaram ao Sindmepa que estão sem receber desde abril e não há previsão de pagamento. Vamos solicitar providências ao secretário de saúde, pois não podemos aceitar que médicos não recebam pelos serviços prestados à população. A falta de pagamento é recorrente e pode levar os médicos à nova greve.

MACULOSA
Esta semana a mídia veiculou que quatro pessoas foram vítimas fatais de uma doença quase desconhecida do público em geral: a febre maculosa. Causada pela picada do carrapato estrela, é uma doença que tem cura, desde que diagnosticada e tratada com rapidez. O tratamento com antibióticos deve ser introduzido nos primeiros dois ou três dias. É mais comum na região Sudeste, mas pessoas que frequentaram ambiente de mata devem ficar atentas aos sintomas. O diagnóstico rápido é fundamental para a cura.

TUBERCULOSE
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou dados que confirmam aumento de 9,57% nos casos de tuberculose em um ano no estado do Pará. A tuberculose está intimamente relacionada às condições do ambiente social e é alvo de campanha do Ministério da Saúde junto com outras doenças também determinadas pela pobreza. Para mudar esse cenário, é necessário investimento maciço em políticas públicas melhorem a vida das pessoas, como habitação, saneamento e alimentação saudável.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibirá nesta terça-feira (27) um dos maiores filmes da história do cinema, “Aurora”, dirigido por F. W. Murnau, com trilha sonora ao vivo do músico Paulo José Campos de Melo, às 19h. O projeto, idealizado pelo curador Marco Antônio Moreira, tem como objetivo promover a exibição de filmes do cinema silencioso com apresentação musical ao vivo. Já a Quarta Musical recebe a cantora Mainumy, às 20h. A artista apresentará um repertório dedicado às composições autorais do início de sua carreira. O show também será transmitido ao vivo pelo perfil do Instagram @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro, com entrada franca!