Sindmepa marca presença no Encontro Nacional de Entidades Médicas 2023

O Sindicato dos Médicos do Pará estará com uma ampla equipe participando do XIV Encontro Nacional de Entidades Médicas – Enem 2023, que será realizado em Brasília, a partir desta quinta-feira (29). Os diretores do Sindmepa, Wilson Machado, Waldir Cardoso, Paulo Bronze e Nástia Irina comparecerão ao evento juntamente dos diretores do Núcleo Acadêmico Brenda Melo, Isadora da Silva e Hugo de Oliveira.

O evento será realizado na sede da Associação Médica Brasileira – AMBR, nos dias 29 e 30 de junho, e reunirá lideranças médicas de todo o Brasil para discutir formação médica; sistema de saúde; mercado de trabalho e sistema de saúde suplementar.

Para a Diretora de extensão do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, Isadora da Silva a participação dos diretores enquanto acadêmicos é fundamental para o fortalecimento da formação sindical.

“A inserção em discussões sobre a formação e atuação médica são fundamentais e deveríamos nos interessar por tais assuntos ainda na academia, visto a importância destas temáticas em relação ao destino da saúde de forma geral. A formação sindical é importante e necessária para a criação de profissionais mais críticos e melhor capacitados para lutar pelos direitos da classe e por uma saúde de qualidade para a população”, ressalta.

A mesa de abertura do Enem contará com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima; do Presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo; Presidente da FMB, Tadeu Henrique Pimentel Calheiros; Presidente da AMB, César Eduardo Fernandes; e do Presidente da FENAM, Marcos Gutemberg Fialho da Costa.

Ao todo, a Federação Médica Brasileira terá 55 delegados no Encontro Nacional de Entidades Médicas, representando os sindicatos de base que a compõem. Entre eles: sindicato dos médicos de Anápolis, Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Grande ABC, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Tocantins, Montes Claros e Norte de Minas e Pará. A delegação contará também com dirigentes de Santa Catarina e Paraná.

O Diretor de Comunicação do Sindmepa e Secretário do Formando e Médico Jovem da FMB, Wilson Machado também participará como secretário na discussão do 4° eixo do evento: “Sistema de Saúde Suplementar”.

“Este evento é muito importante, por reunir todas as Entidades representativas da categoria médica e de futuros médicos, ocasião em que são discutidos com profundidades questões, que encaminharão ações junto ao governo, parlamento e a sociedade, para uma medicina de qualidade, com equidade, integralidade, descentralização, regionalização, hierarquização da rede, com consequente atendimento efetivo das necessidades da sociedade”, resume.