Sindmepa Informa – 10.07.2023

MEDICINA DE QUALIDADE
Com a presença de 300 delegados, representando sindicatos de todas as regiões do País, Se encerrou no último dia 30, em Brasília, a 14ª edição do Encontro Nacional das Entidades Médicas (Enem). Do Sindmepa seguiu uma comitiva de diretores, além de representantes do Núcleo Acadêmico do sindicato. A valorização do trabalho médico e a defesa de uma medicina de qualidade acessível a todos, foi a tônica dos debates. O relatório final do encontro será encaminhado às autoridades competentes e conterá as contribuições do movimento médico para a formulação de iniciativas de defesa da saúde e da medicina.

REFORMA
Médicos de todo o Brasil expressaram grande preocupação com o texto da PEC 45/2019, que promove a reforma tributária no Brasil. A tributação de profissionais do setor de serviços, implica aumento considerável na cobrança de impostos de profissionais médicos. O aumento na carga tributária de médicos é inconcebível e acaba refletindo no reajuste dos serviços médicos, no valor praticado por clínicas, hospitais e outros serviços afins. É preciso mais debate até a aprovação final da reforma para que médicos não sejam punidos com as mudanças.

SAÚDE
A diretora do Sindmepa, Nástia Irina, participou na última semana de duas oficinas promovidas pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), durante a 17° Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. Em sua participação, Nástia enfatizou as perdas dos direitos trabalhistas e previdenciário com a terceirização da saúde e o enfraquecimento das organizações sindicais frente aos novos modelos de organização do trabalho dos médicos (as) e demais trabalhadores e trabalhadoras da saúde. A diretora ainda Participou das Plenárias de abertura e encerramento da 17° Conferência Nacional de Saúde, bem como do ato público em defesa do SUS.

CONSCIENTIZAÇÃO
Durante todo este mês a campanha Julho Amarelo realiza ações voltadas à conscientização e prevenção das hepatites virais. Por serem doenças silenciosas, que atingem o fígado em um processo infeccioso, as hepatites virais muitas vezes evoluem para doenças mais graves, como câncer hepático ou cirrose, sem que o paciente tenha um diagnóstico. Entretanto, o quadro pode causar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados. Para o diagnóstico, o grande aliado é o teste rápido feito em apenas 15 minutos. Em caso de suspeitas, procure a unidade de saúde mais próxima.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (11), o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e do Prêmio Leão de Prata: “A Estrada”, dirigido por Federico Fellini, às 19h. A obra acompanha a história de uma jovem que foi vendida para uma estrela de circo. Já a Quarta Musical recebe o show “Pop acústico voz e piano” de Herivelton Santos, às 20h. No repertório canções de Roupa Nova, Novo Som, Claudio Zoly e músicas paraenses. O show ainda contará com participações especiais de Carlos Guthyeres, Marhco Monteiro e Anderson Moysés. Acompanhe a apresentação também no perfil do Instagram @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro, com entrada franca.