Sindmepa Informa – 17.07.2023

ATRASOS

O Sindmepa vem acompanhando de perto o drama de médicos do hospital Divina Providência, que amargam atrasos de pagamentos desde janeiro deste ano. Além dos atrasos, o problema se agrava quando os médicos presentes desejam finalizar o plantão, mas não podem abandonar seus turnos até que outro esteja disponível para substituí-los, numa escala cheia de lacunas. Estamos aguardando posicionamento do Hospital e da Sespa sobre o problema.

VISITA

O Sindmepa planeja em breve uma visita ao Pronto Socorro do Guamá, face às últimas notícias veiculadas na imprensa de falta de leitos, equipamentos e medicamentos necessários ao bom atendimento naquele hospital municipal. Segundo notícias veiculadas na mídia, um idoso morreu após esperar por cerca de um mês por um leito no Ophir Loyola, onde faria uma cirurgia. Ele ficou por um dia no chão do hospital, segundo os informes.

SOS SINDMEPA

Vale lembrar que o Sindicato dos Médicos do Pará conta com um canal de comunicação disponível aos médicos 24 horas, todos os dias. Em casos de emergência, um diretor do Sindmepa estará disponível para dar esclarecimentos, tirar dúvidas ou orientar os médicos em tomadas de decisão no exercício das atividades. Com o SOS Sindmepa muitos problemas podem ser resolvidos de forma rápida e eficiente. Basta ligar para o número (91) 99989-3386.

PARCERIA

Pensando no bem-estar dos médicos associados, o Sindmepa firmou recentemente mais duas parcerias. Agora os associados contam com os serviços especializados do Laboratório Paulo Azevedo e da HC Pneus. A parceria com o Laboratório oferece aos médicos os serviços de análises clínicas, anatomia patológica, genética, exames de imagem e vacinas com descontos de 7 a 25%. Já o convênio com a HC, vantagens na compra de pneus, peças, lubrificantes e em serviços de alinhamento e balanceamento, que variam de 8 a 12% de desconto. Para mais informações, acesse o site do Sindmepa.

EXPRESSO

Já está no ar o segundo episódio do Expresso Sindmepa de julho. Durante o bate-papo, o Diretor de Comunicação do Sindicato, Wilson Machado, recebe a pediatra Vilma Hutim para uma conversa importante sobre a atuação crescente da mulher na Medicina e seus desafios. Este e outros episódios do programa estão disponíveis no canal do Youtube do Sindmepa.

JULHO VERDE

O mês de férias também é marcado pela campanha de prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço. O Julho Verde chama atenção para os tumores que muitas vezes apresentam sintomas negligenciados, aumentando casos de diagnóstico tardio. Dentre os principais sintomas, estão: rouquidão persistente, nódulos no pescoço, dificuldades para engolir, aftas, manchas brancas na boca, mudança de voz e lesões com sangramento e de cicatrização demorada. Os principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço estão atrelados ao tabagismo e consumo exagerado de álcool. Por isso, mantenha uma rotina de vida saudável, além de consultar regularmente o médico.

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (18) o filme “Cão Branco”, dirigido por Samuel Fuller. No longa, uma jovem encontra um cão perdido e resolve adotá-lo, mas percebe o comportamento racista do animal que foi treinado para atacar pessoas negras. Cão Branco é uma poderosa obra antirracista que merece ser assistida e revista. A sessão tem início às 19h, com entrada franca, no Cineteatro do Sindmepa. Já a Quarta Musical entra em recesso, mas retorna na primeira semana de agosto.