Sindmepa Informa – 24.07.2023

SACRAMENTA

Na última semana, o Sindmepa recebeu um comunicado enviado por profissionais da UPA Sacramenta reivindicando a regularização dos pagamentos atrasados. Segundo o documento, o último repasse foi referente ao período de 16 de março a 15 de abril. Por este motivo, os médicos informaram que iriam restringir os atendimentos aos casos mais graves, classificados em laranja e vermelho. É preocupante o descaso do poder público. Enquanto isso, a população e os médicos arcam com as consequências.

ALTAMIRA

Acadêmicos de medicina do campus da UFPA de Altamira publicaram nota de repúdio à falta de professores médicos no curso, atraso de semestre e o risco de paralisação do semestre. Eles criticam o que chamam de burocracia da UFPA, que dificulta a contratação de médicos. “Todos sabem da baixa quantidade de médicos com mestrado e doutorado em Altamira”, apontam os acadêmicos. Os estudantes e o Sindmepa aguardam posicionamento da administração da UFPA em Belém.

CAPS

Após denúncia de falta de médicos psiquiatras no Caps III Marajoara, formulada pelo Sindmepa, a Sespa enviou ofício garantindo que o Caps funciona normalmente e dentro do que prevê a legislação. Bem, não é isso o que se viu em visita técnica in loco. É preciso melhorar a estrutura de atendimento do Caps em nome da Saúde mental da população.

CAMPANHA

O Núcleo Acadêmico do Sindmepa está lançando uma campanha contra o assédio moral contra médicos e médicas dentro das unidades públicas de saúde do estado e contra condutas consideradas abusivas contra estudantes de medicina nas faculdades públicas e particulares. O impacto do assédio moral na classe médica é extremamente preocupante pois compromete a boa prática profissional e acadêmica. Esperamos que acadêmicos e médicos participem ativamente da campanha e se preparem para enfrentar qualquer situação de assédio moral no seu cotidiano.

PARCERIA

Médicos e acadêmicos associados ao Sindicato dos Médicos do Pará têm vantagens em compras na loja Clube do Jaleco. A nova parceria do Sindmepa oferece aos sócios descontos de 7% nas compras de jalecos tradicionais e personalizados. A loja trabalha com bordados variados para atender todas as necessidades e preferências. Para mais informações: (91) 98889-1404.

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa encerra a programação de julho nesta terça-feira (25), com a exibição de “As Oito Vítimas”, dirigido por Robert Hamer. No longa, um homem condenado à morte começa a recordar toda sua vida. A sessão tem início às 19h, com entrada franca, no Cineteatro. Aguardamos por você!