sáb

jun 15, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

sáb

jun 15, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 31.07.2023

CRISE
Nova crise entre a Cooperativa de Anestesistas (Coopanest) e a Sesma ameaça deixar sem anestesiologista o SUS e os hospitais de urgência e emergência da capital. É que, por incrível que pareça, agora a Prefeitura quer recriar uma péssima experiência do passado, que é eleger os hospitais como intermediários na gestão dos honorários devidos aos médicos anestesistas.

TAXAS
Os hospitais já avisaram que cobrarão taxas de serviços de pelo menos 10%, e sabemos que não haverá garantia alguma do repasse aos médicos dentro do cronograma da Sesma. Sabemos que os hospitais criam um cronograma próprio de repasses, que aliás não costumam cumprir, e quando cumprem muitas vezes demora mais de um mês para o repasse, após o recebimento da Secretaria.

FEMINICÍDIO
A morte de mulheres no Brasil, vítimas de feminicídio continua em um gráfico crescente. Uma pesquisadora da Universidade de SP, aponta que em 2022 a taxa nacional de mortes de mulheres em decorrência de situações ligadas à violência doméstica e ou sexual foi de 1,4 mortes a cada 100.000 mulheres. O maior número em nossa série histórica. Na Amazônia Legal a taxa sobe para quase 1,9 mortes a cada 100.000 mulheres, correspondendo a um número 35% maior de feminicídios do que a média nacional. Isso é um caso de saúde pública, que precisa ter fim.

EXPRESSO
Já está no ar o quarto episódio do Expresso Sindmepa com a pediatra Vilma Hutim. O diretor de comunicação, Wilson Machado conduziu a conversa que encerrou a grade de julho, na última sexta-feira, abordando o tema: “O apoio das entidades médicas sobre a segurança da mulher no trabalho em seu exercício da profissão”. Confira esse e outros episódios semanalmente no canal do Sindmepa no Youtube.

PARCERIA
A Solare Engenharia Sustentável é a mais nova parceira do Sindmepa. A empresa especialista em energia solar fotovoltaica oferece aos sócios do Sindicato 10% de desconto no serviço de sistema solar residencial. A Solare realiza todo o projeto para comodidade de seus clientes, o que inclui: visita técnica, fornecimento, instalação e homologação. Para mais informações: 3229-8183.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa dá início a agenda de agosto com a exibição de “Os Duelistas”, dirigido por Ridley Scott, às 19h. O filme acompanha dois oficiais do exército de Napoleão que passam as horas de folga desafiando um ao outro para duelos. Já a Quarta Musical retorna com o show do grupo Combu Quartet, às 20h. No repertório, músicas clássicas, internacionais e de compositores paraenses. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram, @Sindmepa. Aguardamos por você, com entrada franca, no Cineteatro.

Veja mais

Mais populares: