ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 21.08.2023

ASSÉDIO
Uma campanha inédita foi lançada pelo Sindmepa, por meio do seu Núcleo Acadêmico, para combater o assédio de médicos (as) e acadêmicos de medicina em seus locais de trabalho e estudo. O assédio se caracteriza pela regularidade de ataques, seja verbal ou não, com o objetivo de desestabilizar emocionalmente a vítima, por meio de situações constrangedoras e humilhantes, visando afastá-la do seu local de trabalho ou estudo. O impacto do assédio moral na classe médica é extremamente preocupante, pois pode comprometer a boa prática profissional e acadêmica.

VÍTIMAS
Uma pesquisa publicada pela Medscape, em 2019, aponta que as mulheres são a maioria das vítimas, representando um percentual quase duas vezes maior que os homens. A campanha surgiu a partir de denúncias enviadas ao Sindmepa de forma anônima, o que revela a incidência dos casos e o medo por represálias. Além dos locais de trabalho, observou-se muitos casos de assédio de professores contra alunos nos últimos anos, o que também motivou a inclusão de acadêmicos (as) na campanha. A campanha foi apresentada na sexta-feira (18), na Semana do Calouro na Unifamaz, e será também apresentada na segunda-feira (21), no evento de recepção aos calouros da UFPA.

JURUNAS
O Sindmepa recebeu denúncias relatando a falta de enfermeiros, na Unidade Básica de Saúde do Jurunas, para realizar a triagem dos pacientes nos plantões diurnos dos fins de semana. É de conhecimento público a importância dos profissionais para o bom funcionamento de toda e qualquer UBS. Um ofício solicitando esclarecimentos já foi protocolado junto à Secretária Municipal de Saúde de Belém. Aguardamos as providências.

CONGRESSO
Os diretores do Núcleo Acadêmico do Sindmepa, Brenda Melo e Hugo de Oliveira marcaram presença no I Congresso Amazônico de Medicina e Inovação em Saúde, realizado pelo Centro Universitário Fibra, no último fim de semana. O Congresso contou com a participação de estudantes e profissionais da saúde para promover a divulgação de estudos recentes que possam colaborar na formação dos futuros profissionais.

LEISHMANIOSE
A campanha Agosto Verde Claro chama atenção para o combate a Leishmaniose, doença que pode infectar tanto cães e gatos como humanos. A doença é transmitida pelo inseto Flebótomo, conhecido como Mosquito-palha e causa úlceras na pele e mucosas. Entre os principais sintomas estão: febre irregular prolongada, indisposição, palidez, falta de apetite e anemia. Fique atento aos sinais e em casos de suspeitas, procure uma unidade de saúde.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (22) o filme “O Beco das Ilusões Perdidas”, dirigido por Edmund Goulding, às19h. A história gira em torno de um vigarista ambicioso que se junta a um parque de diversões itinerante e rapidamente se mostra mais talentoso do que se pensava. Já a Quarta Musical recebe o cantor Reginaldo Viana. O artista apresentará o show “Íntimo” que contará com canções autorais, presentes nos álbuns “Azul” e “Roda do Sincopado”, e do cancioneiro nacional. O show tem início às 20h, com entrada franca, no Cineteatro e também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que