Sindmepa Informa – 28.08.2023

ATRASO
Mais uma vez recebemos denúncias de ocorrência de atrasos de pagamentos aos médicos prestadores de serviço do município de São Francisco do Pará, desta vez referentes aos meses de junho e julho/2023. Não podemos esquecer que tal situação traz prejuízos imensos aos profissionais que dependem da verba para manutenção de sua subsistência. Já enviamos ofício à secretaria de saúde do município solicitando informações sobre o atraso e, caso se confirme, queremos saber quais providências estão sendo tomadas para se solucionar o problema. Lembrando que o Sindmepa presta assessoramento jurídico aos seus associados e poderá tomar medidas judiciais que o caso requer.

MULTA
A justiça acatou, na última segunda-feira (21), pedido de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Estado, determinando que a Prefeitura de Belém promova uma série de melhorias no Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, o PSM do Guamá. Diversas inconsistências foram constatadas na estrutura e nos móveis do hospital, após visitas feitas pelo MPPA, que representam prejuízos ao atendimento da população. A multa estipulada em caso de descumprimento da medida foi de até R$ 300 mil/dia. Mas somos céticos quanto ao cumprimento da decisão judicial, mesmo mediante multa tão alta. A Prefeitura já demonstrou que não cumpre acordos nem com médicos, com consequências lamentáveis para o atendimento do usuário do SUS.

EBSERH
A Federação Médica Brasileira (FMB)  passou a integrar a Mesa Nacional de Negociação Permanente da Ebserh, a maior rede de hospitais públicos do país. A FMB é a maior entidade sindical médica do país e 80% dos médicos que trabalham na Ebserh são vinculados aos sindicatos que compõem a base da FMB. É uma conquista da nossa mobilização e articulação da diretoria da entidade. Do Pará, integram os grupos de trabalho a dra. Nástia Irina (grupo de revisão do PCCS) e Paulo Bronze (assédio).

CALOUROS
Os diretores do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo e Hugo de Oliveira marcaram presença nos eventos de recepção aos calouros da Unifamaz e UFPA. Os diretores tiveram a oportunidade de apresentar as ações realizadas pelo Sindmepa e o projeto Acadêmico Aspirante, além de promover as primeiras apresentações públicas da Campanha Contra o Assédio no Meio Médico e Acadêmico. Para saber mais sobre a iniciativa, basta acessar as redes sociais do Sindmepa.

ASPIRANTES
O projeto Acadêmico Aspirante do Sindmepa recebeu novos associados em cerimônia de certificação online, na última quinta-feira (24). A iniciativa visa aproximar o Sindmepa dos futuros médicos e fortalecer as pautas estudantis em prol do ensino de qualidade. A partir da cerimônia, os estudantes já podem comparecer à sede do Sindicato para retirar a sua carteirinha de identificação e aproveitar os benefícios oferecidos junto às empresas parceiras, que inclui curso de idiomas, seguros, plano odontológico, desconto no plano de saúde Unimed e muito mais. Sejam todos bem-vindos!

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (29), um clássico do cinema silencioso “Lágrimas do Palhaço”, dirigido por Victor Sjostrom, com apresentação musical de Paulo José Campos de Melo, às 19h. Após ser traído e humilhado diante da comunidade científica, Paul Beaumont torna-se um palhaço. Já a Quarta Musical recebe o show de violão solo de Maurício Gomes. O violonista fará um show em homenagem ao aniversário de 75 anos de seu pai, com um repertório que inclui músicas clássicas, jazz e músicas nacionais. Esperamos por você no Cineteatro, às 20h, com entrada franca. O show também será transmitido ao vivo pelo Instagram, @Sindmepa.