seg

jun 24, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

jun 24, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa terá representação no Diálogos Amazônicos

Nesta semana a capital paraense recebe o evento “Diálogos Amazônicos” para debater soluções, proteção e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. O Sindicato dos Médicos do Pará, por meio de seu Núcleo Acadêmico, foi um dos inscritos selecionados para promover um painel dedicado às políticas públicas em saúde e ações estruturantes na Amazônia. O painel será realizado nesta sexta-feira (04), na sede da Sudam, às 13h, e terá como palestrantes o dr. João Guerreiro e a dra. Eliniete Fidelis, especialistas em saúde dos povos tradicionais.

O evento “Diálogos Amazônicos”, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, é um encontro que antecede a “Cúpula da Amazônia”, que reunirá chefes de Estado de países da América do Sul, a fim de debater sobre o equilíbrio ambiental global. A programação será dividida entre plenárias e atividades organizadas por entidades da sociedade civil, acadêmica, centros de pesquisa e agências governamentais.

O painel a ser realizado pelo Núcleo Acadêmico do Sindmepa abordará a transição nutricional e epidemiológica, fatores socioculturais e ambientais e a instalação de doenças crônicas não transmissíveis entre os povos indígenas.

“Convidamos todos para que se façam presentes e estejam prestigiando o evento. É muito importante que a sociedade e outras entidades médicas e acadêmicas estejam lá para compartilhar desse conhecimento”, ressalta o Diretor de Interiorização do N.A, Hugo Oliveira.

Ao final do evento será gerado um relatório que será enviado ao Governo Federal, a fim de contribuir aos debates dentro da “Cúpula da Amazônia”, que será realizada em Belém nos dias 8 e 9 de agosto.

Conheça os palestrantes

João Guerreiro é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1979), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (1983) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1992). Pós-doutorado no Instituto de Medicina Molecular, Hospital John Radcliffe, Universidade de Oxford, Inglaterra (1998), e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (2013).

Eliniete Fidelis é Indígena, Hywyxy Baniwa, pertence ao povo Baniwa do Amazonas. Bacharel em Medicina pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Medicina de Família e Comunidade pelo Centro Universitário do Estado Pará- CESUPA; Mestra em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia, com área de concentração em Saúde Coletiva pelo Programa de pós-graduação em Saúde, ambiente e Sociedade na Amazônia (PPGSA_UFPA).

Serviço

Diálogos Amazônicos – “Transição nutricional e epidemiológica, fatores socioculturais e ambientais e a instalação de doenças crônicas não transmissíveis entre os povos indígenas”.

Inscrições: presencialmente
Dia: 04 de agosto de 2023
Hora: 13h às 16h
Local: Auditório Sudam – Tv. Antônio Baena, n° 1113.

Veja mais

Mais populares: