Upas da Marambaia e Jurunas irão paralisar por falta de pagamento

Médicos das UPAs Marambaia e Jurunas comunicaram ao Sindmepa, à Sesma e à população de Belém, que irão paralisar os atendimentos nas unidades dentro de 72h, por tempo indeterminado. Os profissionais reivindicam a regularização dos pagamentos, pois o último repasse recebido foi referente ao mês de abril. A paralisação irá restringir os atendimentos aos casos mais graves, classificados em laranja e vermelho.

Em documento, os médicos relatam que devido aos atrasos, passam por uma situação financeira insustentável.

“O cenário relatado ocorre há 2 anos. Tendo sido iniciado no segundo semestre de 2021, permeado por promessas de regularização – nunca concretizadas”, ressalta o comunicado.

Os profissionais manterão as paralisações das atividades até a regularização dos pagamentos pelos plantões realizados nos meses de maio e junho. “Diante do compromisso legal em assumir um cronograma organizado e justo para o recebimento dos plantões médicos”, frisa o documento.

De acordo com o comunicado, a categoria está aberta a negociação e aguarda posicionamento da Secretaria Municipal Saúde. Os médicos estão dispostos a realizar Assembleia Geral Extraordinária para demais deliberações sobre o movimento de paralisação. O Sindmepa seguirá acompanhando as negociações.