seg

fev 26, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

seg

fev 26, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que recebeu mais de 2.600 sugestões, quatro webinários e escuta às sociedades médicas. O material foi publicado na quarta-feira (13) e as clínicas terão até o dia 11 de março de 2024 para se adaptar às novas regras.

O novo texto permite que o médico divulgue seu trabalho nas redes sociais, faça publicidade dos equipamentos disponibilizados no seu local de trabalho e, em caráter educativo, use imagens de seus pacientes.

Médicos de todo o país poderão continuar publicando imagens de “antes e depois”, após a realização de um tratamento – inclusive estético – desde que com o consentimento do paciente. Também continuam permitidas fotos com pacientes famosos ou celebridades da mídia, desde que a imagem não prometa resultados.

A nova resolução também autoriza a divulgação de preços das consultas, realização de campanhas promocionais e investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do profissional.

Os médicos podem ainda divulgar os resultados positivos do próprio trabalho, repostar marcações dos pacientes nas redes sociais e também publicar imagens do resultado, desde que com autorização.

A resolução ainda determina o que o profissional não pode fazer. Fica proibida a venda ou comercialização de qualquer tipo de produto, como remédios, suplementos, ativos para emagrecimento, entre outros; desaconselhar a vacinação; garantir resultados e se autoafirmar especialista. Para afirmar, o profissional deverá informar o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), registrado no Conselho Regional de Medicina.

Leia a Resolução CFM nº 2.336/2023 na íntegra: https://bit.ly/3EBjhBA

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

Palavra de Médico – Setembro Amarelo

Palavra de Médico – Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo conscientiza as pessoas sobre o suicídio. De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados mais de 16 mil e 200 casos de