Médicos do Idesma terão mais uma audiência de conciliação para receber direitos trabalhistas

Na próxima segunda-feira, 25, haverá mais uma audiência de conciliação entre o Sindicato dos Médicos do Pará, representando médicos que trabalharam no Hospital Metropolitano até 2012, e representantes do Instituto de Saúde Santa Maria (Idesma), Organização Social que, na ocasião, rescindiu os contratos dos médicos sem pagar seus direitos trabalhistas. Ao todo, foram penalizados 144 médicos que prestavam serviços para o Hospital via OS.

Após ação movida pelo Sindmepa, a Justiça determinou que o Idesma depositasse os valores devidos aos médicos do Metropolitano, mas muitos não tiveram suas rescisões homologadas sob a justificativa de que o governo do Estado não teria cumprido com sua parte no acordo com a empresa. Desde então, já foram realizadas inúmeras audiências na justiça trabalhista com objetivo de que os médicos tenham seus direitos garantidos.

Após um acordo para pagamentos parcelados, em 2018 a empresa liberou a primeira parcela de pagamentos, mediante apresentação de alvará judicial. Mas o caso ainda se arrasta com varias pendências por parte do Idesma. A situação dos Médicos do Metropolitano é um caso emblemático da precarização do trabalho médico provocada pela contratação de mão de obra por meio de Pessoa Jurídica, a pejotização da atividade médica que tantos transtornos causa ao profissional da medicina.