ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 04.09.2023

TERCEIRIZANDO
O site O Antagônico denunciou esta semana a estratégia do Hospital Ophir Loyola de driblar a legislação trabalhista, como já o fazem a grande maioria dos estabelecimentos de saúde privados do Pará. A partir de janeiro de 2024, segundo o portal, o HOL deixará de contratar médicos concursados, passando a contratar como pessoa jurídica. Com a mudança, os médicos temporários contratados por meio de PSS serão demitidos, podendo ser contratados novamente, mas desta vez como PJ. A manobra repassaria as responsabilidades do hospital a uma terceirizada. Visto que o hospital não contestou a informação, ela tá valendo. Fica o nosso protesto.

ENSINO MÉDICO
Dirigentes da Federação Médica Brasileira participaram de audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília. Na pauta, o ensino médico, a formação acadêmica e residência médica. O presidente da FMB, Tadeu Calheiros, afirmou que a Federação está disponível para contribuir e discutir todos os assuntos relacionados ao ensino médico. Os dirigentes ainda defenderam que o exame de Revalidação é o único meio de o médico formado no exterior trabalhar no Brasil de forma regular.

EMERGÊNCIA
O governo do estado declarou estado de Emergência Zoossanitária no território paraense para prevenir a Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade. A medida prevê ações preventivas de controle, monitoramento e análise de risco de contaminação de aves silvestres, marinhas e domésticas para evitar a disseminação em criações de subsistência e na avicultura industrial, e consequentemente conter danos à saúde pública. O decreto publicado na última segunda-feira (28) vale por 180 dias.

ACADÊMICOS
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa segue marcando presença nos eventos de recepção aos acadêmicos de medicina. Na última sexta-feira (1°), a coordenadora geral, Brenda Melo, participou da Cerimônia do Jaleco na Universidade do Estado do Pará compondo a mesa de autoridades. Na oportunidade, ela mencionou as ações realizadas pelo Sindmepa em prol dos médicos e acadêmicos, além de explicar o passo a passo para fazer parte do projeto Acadêmico Aspirante. Os diretores Hugo de Oliveira e Isadora Freitas também compareceram ao evento.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (05), “O Submarino Amarelo”, dirigido por George Dunning, às 19h. A animação musical conta com trilha sonora dos Beatles e acompanha os habitantes de Pepperland, que são subjugados por um grupo de criaturas que odeia música. Já a Quarta Musical recebe a cantora Paula Rodrigues, às 20h. O repertório está recheado de grandes artistas, como Alcione, Benito de Paula, Beth Carvalho, Elis Regina, João Bosco, entre outros. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa.

Veja mais
Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

Músico apresenta Através do Tempo na Quarta Musical

José Maria Bezerra volta à Quarta Musical do Sindmepa com o show “Através do Tempo”, título do álbum lançado em março deste ano. O músico apresentará o repertório autoral em

Sindmepa Informa – 18.09.2023

Sindmepa Informa – 18.09.2023

PARALISAÇÕES Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse

CFM atualiza termos para publicidade médica

CFM atualiza termos para publicidade médica

Após processo que durou mais de três anos, o Conselho Federal de Medicina atualizou as regras de publicidade médica. Para definir as novas diretrizes foi realizada uma consulta pública, que