Sindmepa Informa – 11.09.2023

VAGAS LIMITADAS
O ministro Camilo Santana, da Educação, parece ter ouvido o pedido da Federação Médica Brasileira (FMB), formulado na última audiência da entidade com o MEC, no dia 24/08, em Brasília. Na semana passada, O Ministério anunciou regras que limitam a abertura de novas vagas em cursos de medicina no Brasil. A questão da criação de mais vagas e abertura de novos cursos de medicina por instituições privadas está em análise no Supremo Tribunal Federal.

DECISÃO
Enquanto o STF não decide, o MEC publicou portaria definindo critérios que limitam a abertura de novas vagas no curso, que nos últimos anos tornou-se uma verdadeira mina de ouro para instituições de ensino. Os critérios levam em conta, entre outros aspectos, a estrutura do SUS no município, destacando a disponibilidade de leitos para as aulas práticas e estágios. Também fica estabelecido que nenhuma instituição poderá oferecer mais de 240 vagas por ano, nem promover uma ampliação de mais de 30% das que já eram ofertadas.

PREVIDÊNCIA
O Sindmepa apoia irrestritamente o abaixo-assinado dos sindicatos e associações representantes dos servidores municipais, centrais sindicais, federações e outras entidades, contra a iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) de retomar por meio da PEC 38/2023 a discussão já superada de reforma da previdência, criando uma distorção ao estender de “forma automática” as regras da reforma da previdência geral e dos servidores federais apenas para os servidores dos municípios. Trata-se na verdade, de uma tentativa de se evitar o debate local por conta da proximidade das eleições municipais, prejudicando os trabalhadores municipais.

SANTA CASA
Continuam as denúncias sobre perseguições políticas na Santa Casa contra médicos, que são afastados e/ou excluídos do corpo clínico do hospital, baseado exclusivamente em falsas denúncias. Não há a instauração de um processo administrativo, com ampla possibilidade de defesa do acusado. E as vítimas são sempre aquelas que não se curvam ao autoritarismo e a ditadura reinante na atual gestão. Nenhuma novidade quanto a isso.

SETEMBRO AMARELO
O dia 10 de setembro celebrou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo e este ano tem como lema “Se precisar, peça ajuda! ”. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, todos os anos, mais pessoas morrem por suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama. Não deixe que este mal afete alguém próximo a você, fique atento aos sinais de isolamento e tristeza profunda e ofereça ajuda.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (12) o filme indicado a oito Orcars, “Na Época do Ragtime”, dirigido por Milos Forman, às 19h. O longa retrata várias tramas paralelas no início do século XX, incluindo a de um pianista negro que decide fazer justiça com as próprias mãos após ter seus direitos ignorados pela polícia. Já a Quarta Musical recebe o músico Cleber Lima, às 20h. O show de violão solo contará com repertório voltado aos clássicos do rock e da música brasileira. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro com entrada franca.