PARALISAÇÕES

Médicos das UPAs Marambaia, Jurunas e Terra Firme comunicaram ao Sindmepa na ultima sexta-feira que iriam paralisar os atendimentos nas unidades novamente por atraso de pagamento. O último repasse tinha sido referente ao mês de maio, pago somente em agosto. Além das Upas de Belém, também anunciaram paralisação os médicos de outras cinco Upas de Ananindeua, configurando uma situação de extremo risco para a saúde de pacientes da Região Metropolitana de Belém. As greves foram abortadas por comunicados das respectivas secretarias avisando que iriam pagar as empresas que prestam serviços para que providenciassem a regularização dos pagamentos de salários.

INCÊNDIO

Registrando aqui na coluna toda nossa solidariedade aos pacientes, familiares, funcionários e toda a população que depende dos serviços ofertados no Hospital Municipal de Santarém, que sofreu um incêndio de grandes proporções na semana que passou. Estamos aguardando as medidas a serem tomadas pelas autoridades municipais e estaduais diante do sinistro, uma vez que o HMS é o único hospital público de porta aberta da região, atendendo a  uma cidade de mais de 300 mil habitantes, e que é referência para uma população de mais de 1 milhão de habitantes de outros municípios do Baixo Amazonas. Já está mais do que na hora de se construir um novo hospital na região e de se ampliar leitos públicos de enfermaria e UTI na região.

PUBLICIDADE

O Conselho Federal de Medicina divulgou as novas diretrizes sobre publicidade médica. O novo texto permite que o médico divulgue seu trabalho nas redes sociais, faça publicidade dos equipamentos disponíveis em seu local de trabalho e, em caráter educativo, use imagens de seus pacientes. As imagens do “antes e depois” de procedimentos realizados também podem ser publicadas, desde que com a expressa autorização do paciente. Também continuam permitidas fotos com pacientes famosos ou celebridades da mídia, desde que a imagem não prometa resultados. A nova resolução também autoriza a divulgação de preços das consultas, realização de campanhas promocionais e investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do profissional, entre outras.

TEMPORÁRIOS

A Prefeitura de Belém anunciou na última semana um processo seletivo para contratação de temporários para o Instituto de Assistência e Saúde (IASB). Das 99 vagas, 40 são destinadas a médicos de diferentes especialidades. Acontece que o valor de remuneração dos profissionais demonstra a total desvalorização do profissional médico pela atual gestão, o equivalente a pouco mais de dois salários mínimos como salário base. Portanto, o Sindmepa recomenda a não participação da categoria neste PSS como forma de protesto por salários dignos!

CERIMÔNIA

O Núcleo Acadêmico realizou mais uma Cerimônia online de Certificação para receber os novos Acadêmicos Aspirantes, na última quinta-feira (14). Após participarem do evento com breves palestras, os acadêmicos já podem comparecer à sede do Sindmepa para retirar a sua carteira de associado e ter acesso aos benefícios ofertados pelo Sindicato junto às empresas parceiras, como descontos em cursos de línguas e especializações, consulta jurídica, descontos em plano odontológico e até 55% de desconto no plano de saúde Unimed. A próxima Cerimônia está marcada para o dia 5 de outubro. Já anote na agenda!

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (19), o filme que consagrou Joan Crawford com o Oscar de melhor atriz, “Almas em Suplício”, às 19h. O longa dirigido por Michael Curtiz acompanha uma mulher que após ser traída e abandonada pelo marido, quer provar que consegue ser independente e criar suas duas filhas sozinha. Já a Quarta Musical recebe o show “Através do Tempo”, de José Maria Bezerra, às 20h. O show de música autoral instrumental também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro com entrada Franca

.