sex

maio 24, 2024

Sindmepa Informa – 25.09.2023

AUDIÊNCIA

Nesta sexta (22), o Juiz Claytoney Passos Ferreira decidiu suspender a audiência que decidiria a reabertura do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), em Santarém, oeste do Pará, e conceder prazo de três dias ao MPE para se manifestar sobre os documentos apresentados pela Prefeitura de Santarém. O Juiz também determinou uma inspeção judicial no Hospital Municipal na próxima terça-feira (26).

SINDICÂNCIA

Aliás, foi publicado no Portal da Transparência na quinta (21), a abertura de Sindicância Investigativa pela Prefeitura de Santarém para apurar as responsabilidades pelo incêndio no Hospital. O ato vem somente dez dias após o sinistro que destruiu a ala obstétrica e a UTI. Vale destacar que o Sindmepa vem acompanhando com preocupação a interdição judicial do Hospital, após o incêndio. A situação da saúde pública no Baixo Amazonas se torna ainda mais crítica sem o estabelecimento. A região perde os únicos sete leitos de UTI da rede pública municipal e reduz drasticamente o atendimento a pacientes de Santarém e outros 19 municípios próximos.

IDESMA

Nesta segunda-feira (25) haverá mais uma audiência de conciliação entre o Sindmepa, representando médicos que trabalharam no Hospital Metropolitano até 2012, e o Instituto de Saúde Santa Maria (Idesma). Esta OS na época rescindiu os contratos dos médicos sem pagar direitos trabalhistas. Ao todo, foram penalizados 144 médicos que prestavam serviços para o Hospital via Idesma. Após inúmeras audiências, em 2018 a empresa liberou a primeira parcela de pagamentos, mediante apresentação de alvará judicial. Mas o caso ainda se arrasta com várias pendências por parte do Idesma.

PRECARIZAÇÃO

O Sindmepa reforça que a situação dos Médicos do Hospital Metropolitano é um caso emblemático da precarização do trabalho médico, provocada pela contratação de mão de obra por meio de Pessoa Jurídica. É a pejotização da atividade médica, que tantos transtornos causa ao profissional da Medicina.

SETEMBRO

O mês de setembro é marcado por campanhas importantes na área da saúde. Além do Setembro Amarelo, que trata de ações de prevenção ao suicídio, o mês destaca as campanhas pela inclusão de pessoas com deficiência e pela doação de órgãos. O Sindmepa apoia as iniciativas e se une aos esforços por uma saúde coletiva com mais qualidade e inclusão.

CULTURAL

A General, de Buster Keaton, é o nome do filme a ser exibido na sessão desta terça (26), no cineteatro do Sindmepa. O filme conta a história de Johnnie Gray (Buster Keaton) um homem apaixonado por sua locomotiva chamada General, e também por Annabelle Lee (Marion Mack). Durante a Guerra da Secessão, General e Annabelle são raptadas por espiões da União e Johnnie tentará salvá-las em uma aventura através da ferrovia. Uma obra de 1927. E a Quarta Musical traz Gustavo Saraiva liderando um quarteto de violoncelo, violão, contrabaixo e bateria. Fiquem de olho. Imperdível.

Palavra de Médico – Glaucoma

O glaucoma é uma neuropatia óptica, cujo principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular e que pode causar principal uma cegueira irreversível. Segundo a Organização Mundial da

Nota de Pesar – Cid Fialho dos Reis

O Sindicato dos Médicos do Pará lamenta informar o falecimento do médico Cid Fialho dos Reis, ocorrido nesta quarta-feira (22). Dr Cid atuava como médico em Monte Alegre/Santarém, e foi