qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qui

abr 18, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Concurso Público em Santarém oferece salário desonroso aos médicos

Teve grande repercussão nas redes sociais o edital do Concurso Público divulgado pela prefeitura de Santarém. O destaque foi pelos baixos salários oferecidos aos profissionais médicos. Segundo o edital, divulgado na manhã desta segunda-feira (23), serão disponibilizadas 32 vagas para médicos de diferentes especialidades, com salário base de R$ 1.320,00.

Para a diretora do Sindmepa, Nástia Irina, além da baixa remuneração, outro problema é a quantidade de vagas ofertadas aos médicos, menos de um profissional por Unidade de Saúde. O município de Santarém conta com mais de 70 Unidades de Saúde, além do Hospital Municipal e da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.

“Quem perde é a população, porque com estes salários o Sistema Único de Saúde de Santarém não vai conseguir contratar, através de concurso público, os médicos necessários para garantir as demandas de saúde da população. O médico também perde, porque não tem possibilidade de fazer uma carreira dentro do serviço público, com um salário base digno, estabilidade, direitos trabalhistas respeitados e garantia de organização sindical”, ressalta.

O Sindmepa entende nessa manobra, uma forma de sucatear o SUS, pois quando os médicos não participam de concurso, a gestão tem a justificativa que precisa para prolongar contratos temporários ou contratar uma Organização Social para terceirizar o serviço, impossibilitando a criação de um Plano de Cargos e Salários digno no SUS.

“É uma clara política implementada de sucateamento do SUS e dos recursos humanos. Você dificulta que o serviço contrate profissionais e consequentemente reduz a prestação dos serviços de saúde. Quem fica mais prejudicado com tudo isso é a população que cada vez tem menos condições e acesso à prestação dos serviços públicos, porque não se consegue contratar médicos com esse salário”, resume Nástia Irina.

Veja mais
Palavra de Médico – Presbiopia

Palavra de Médico – Presbiopia

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 285 milhões de pessoas no mundo têm a visão prejudicada. Dentre as diversas doenças que afetam a saúde dos olhos, está a presbiopia. A

Romulo Assunção traz show instrumental à Quarta Musical

Romulo Assunção traz show instrumental à Quarta Musical

Com repertório dedicado à compositores brasileiros, a Quarta Musical do Sindmepa recebe está semana o músico Romulo Assunção. A apresentação reunirá obras de Villa Lobos, Paulo Nogueira, Sebastião Tapajos, e

Delegado de Terra Santa é denunciado à Corregedoria da Polícia Civil

Delegado de Terra Santa é denunciado à Corregedoria da Polícia Civil

A defesa do médico Eyran Joshua Sobrinho de Sousa, preso arbitrariamente no último dia 10 de abril, denunciou o delegado da Polícia Civil Wesley Vicente Cordeiro, junto à Corregedoria da