ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

abr 16, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

FMB e sindicatos de base posicionam-se contra edital de abertura de novos cursos de medicina

A Federação Médica Brasileira e sindicatos de base posicionam-se contra o Edital 01/2023, do Ministério da Educação, que seleciona propostas para autorização de funcionamento de cursos de Medicina no âmbito do Programa Mais Médicos. A medida facilita a abertura de 95 escolas sob a alegação de elevar a média de número de médicos nas regiões de difícil provimento.

Reiteramos nosso posicionamento descrito na Carta de Fortaleza, de março de 2023, com destaque para:

– Somos contra a abertura indiscriminada de novas escolas médicas e novas vagas em cursos de medicina, sem a devida preocupação e medidas pra garantia de uma formação de qualidade.

– Somos favoráveis à criação de um comitê nacional paritário (representando pelo governo e entidades médicas conselhal, associativa e sindical) para regulamentar e fiscalizar o funcionamento de escolas médicas, tornando obrigatória a avaliação pelo Sistema de Acreditação, em conformidade com as normas do SAEME/CFM e a elaboração de plano de ação/correção para conformidade das escolas reprovadas, e condução de processo de fechamento de instituições que reincidir em não conformidade.

– Defendemos a obrigatoriedade de docentes médicos nas disciplinas clínicas e internato e a valorização do magistério médico.

A falta de rigor na abertura de escolas coloca em risco a qualidade da formação de novos médicos e como consequência, em um futuro muito breve, a assistência à saúde do cidadão brasileiro. Formar mais médicos ou autorizar formados no exterior sem Revalida a atuarem no país não vai resolver os problemas má distribuição de profissionais no SUS.

Nossa pauta permanece sendo: criação de Carreira Nacional do Médico, devidamente integrada à estrutura descentralizada do SUS, atenta aos princípios constitucionais que regem o serviço público como a admissão por concurso público, com transparência, legalidade, impessoalidade, e com promoção à interiorização, qualificação contínua e garantia de acesso da população à assistência de qualidade com equidade, integralidade e universalidade.

A Diretoria

Esse documento tem apoio do Sindicatos de Base da Federação Médica Brasileira FMB

SIMEA – Anápolis (GO) @sind.medicos.anapolis

SINDMED-AC @sindmedacre

SINMED-AL @sinmedalagoas

SIMEAM @simeamoficial

SINDMED-AP

SINDIMED-Campinas e Região @sindimedcampinas

SIMEC-CE @sindicatodosmedicosdoceara

SIMERSUL- Criciúma (SC) @simersul

SINMED-Grande ABC @casadosmedicosabc

SINDIMED-Juiz de Fora e Zona da Mata

SINMED-MG @sinmedmg

SINDMED-MT

SINDMEPA @sindmepa

SIMEPAR @simepar_med

SIMEPE @_simepeSIMED-PB @simedpb

SIMERO @simero_oficial

SIMED-RR

SIMERS @simersoficial

SINMED-RJ @sinmedriodejaneiro

SIMED-TO @simedto

SIMESUL-Sorocaba e RegiãoSindmed-Montes Claros e Norte de Minas

#fmb #medico #saude #escolasmedicas #medicina

Veja mais
Delegado de Terra Santa é denunciado à Corregedoria da Polícia Civil

Delegado de Terra Santa é denunciado à Corregedoria da Polícia Civil

A defesa do médico Eyran Joshua Sobrinho de Sousa, preso arbitrariamente no último dia 10 de abril, denunciou o delegado da Polícia Civil Wesley Vicente Cordeiro, junto à Corregedoria da

Palavra de Médico – Obesidade infantil

Palavra de Médico – Obesidade infantil

Estudo realizado pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, aponta que o Brasil teve um aumento nos casos de obesidade infantil. A

Justiça pede afastamento do prefeito de Santarém por atraso na entrega do Pronto Socorro Municipal

Justiça pede afastamento do prefeito de Santarém por atraso na entrega do Pronto Socorro Municipal

O juiz titular da Vara de Fazenda Pública e Execução Fiscal de Santarém, oeste do Pará, Claytoney Ferreira Passos, acolheu pedido do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e concedeu