sáb

abr 13, 2024

sáb

abr 13, 2024

FMB reúne-se no Ministério da Saúde em busca de garantias aos integrantes do Médicos pelo Brasil

Dirigentes da FMB e da Associação Médicos pelo Brasil (AMPB) participaram de reunião em Brasília com integrantes da Secretaria de Atenção Primária da Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde, para debater questões de garantias trabalhistas aos médicos que atuam no programa.

“Defender os interesses da categoria médica no Brasil é nosso propósito. Por isso, não pouparemos esforços em manter relações com o Ministério da Saúde para tratar de temas importantes aos mais de 5 mil profissionais do Médicos pelo Brasil, todos com registros profissionais emitidos pelos CRMs. É um programa que prima pela contratação via CLT e isso é um avanço muito grande no que diz respeito à precarização do trabalho médico no país“, destaca Tadeu Calheiros, presidente da FMB.

Entre as propostas de encaminhamento da FMB com a SAPS, está a construção do Acordo Coletivo de Trabalho para os profissionais que integram o programa Médicos pelo Brasil. “A FMB representa os profissionais do programa e esse documento será elaborado em parceria com a AMPB”, destaca o secretário de Comunicação da Federação, Edmar Fernandes.

No debate também foi questionado o futuro do Médicos pelo Brasil e foi dada aos médicos a garantia de que há comprometimento em manter os profissionais que estão no programa. Sobre a educação medica continuada, os representantes da SAPS solicitaram o envio de um documento da FMB solicitando que a participação em cursos de mestrado e doutorado possa ser ampliada ao Médicos pelo Brasil.

Por parte do Ministério da Saúde, participaram da reunião Nésio Fernandes e Felipe Proença, secretário e subsecretário da SAPS respectivamente. Por parte da FMB, além do secretário de Comunicação Edmar Fernandes e do presidente Tadeu Calheiros, também esteve presidente José Roberto Murisset (secretário Geral). Representando a AMPB, as médicas Sabrina Feitosa, Mariana Queiroz e Patrícia Massaro.

#somostodosfmb #medicospelobrasil #defesadosmedicos

Nota de Repúdio: DELEGADO PRENDE MÉDICO ARBITRARIAMENTE

A Federação Médica Brasileira (FMB), divulgou nota repudiando a prisão arbitrária de um médico em Terra Santa, na última quarta-feira (10). O profissional foi detido por, supostamente, exercer ilegalmente a

Prisão de médico em Terra Santa foi arbitrária