sáb

jul 27, 2024

Sindmepa Informa – 02.10.2023

ACADÊMICOS

Será na próxima quinta-feira, 5, mais uma cerimônia de entrega de carteiras do projeto Acadêmico Aspirante. Criado pelo Sindmepa em 2018, o projeto permite que o estudante de medicina conheça melhor o Sindicato e as suas funções e que o aluno chegue ao mercado de trabalho munido de informações importantes para sua segurança profissional. A cerimônia será presencial e liderada por membros do Núcleo Acadêmico do Sindicato.

DENGUE

No primeiro semestre deste ano, o Pará registrou queda de 18,05% nos casos de dengue. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), numa comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2023 foram contabilizados 3.391 casos contra os 4.138 casos confirmados em 2022 em municípios do Pará. Os cinco municípios com o maior número de casos foram: Parauapebas, Belém, Altamira, Afuá e Vitória do Xingu. Apesar da queda, ainda é um número considerável de casos e as campanhas precisam continuar pra eliminarmos a dengue do Pará.

PRECIPITADO

É, no mínimo, precipitada a decisão do juiz santareno que autorizou a reabertura do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo. A decisão foi publicada na sexta-feira e considera o laudo dos Bombeiros e a inspeção realizada por ele nas instalações do PSM. Ocorre que não há o posicionamento da Vigilância Sanitária Estadual sobre as condições do Hospital. Quem tem a responsabilidade de emitir a licença de funcionamento para estabelecimentos de saúde e analisar projetos hospitalares é a Vigilância Sanitária. E sem o laudo autorizando o funcionamento a segurança de pacientes e funcionários fica comprometida.

DIAGNÓSTICOS

Pesquisa do SUS apontam que cerca de 38% dos casos de câncer de mama só são diagnosticados quando a doença já está em estágio avançado. E 37% levaram mais de 30 dias para confirmação diagnóstica após a consulta. As iniciativas de diagnóstico dentro das empresas, principalmente onde o público feminino representa a maior parte, são fundamentais para a promoção da saúde.

CFM

O Conselho Federal de Medicina inaugurou esta semana nova sede em Brasília. O prédio tem mais de sete mil metros quadrados de área construída e é a nova casa dos quase 640 mil médicos que atuam no Brasil. A direção do CFM resume que esse novo espaço vai oferecer mais conforto para o trabalho dos conselheiros, e assim, favorecer o profissionalismo e técnica que alicerçam a caminhada do Conselho, visando os preceitos éticos em favor de uma Medicina de qualidade para os brasileiros.

CULTURA

Um Clarão nas Trevas, de Terence Young, com Audrey Hepburn e Alan Arkin é a atração do cineteatro do Sindmepa na próxima terça. Um homem volta para casa com uma boneca que ele adquiriu inocentemente durante a viagem. Mas, o que ele não sabe é que a boneca contém droga e um grupo de criminosos o seguiu até a sua casa. Quando ele sai para trabalhar, os bandidos entram na residência e encontram sua esposa, que é cega. Logo, dá-se início a um jogo de vida e morte entre a mulher e os marginais. E na Quarta Musical a atração fica por conta das “Cantautoras”, um show que apresenta o encontro musical de três mulheres cantoras e compositoras paraenses. É Imperdível.