dom

maio 19, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

dom

maio 19, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 09.10.2023

ASPIRANTES
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa certificou novos integrantes do Projeto Acadêmico Aspirante na última quinta-feira (05). O projeto conta com a participação de mais de 700 associados, que possuem todos os benefícios de ser sócio do Sindmepa. O nosso diretor Waldir Cardoso deu as boas-vindas aos estudantes e frisou que o próximo desafio é ampliar a interiorização chegando a mais faculdades do interior do Pará.

INTERDIÇÃO
O Sindimepa manifestou apoio à ação movida pelo Ministério Público do Estado do Pará pedindo à Justiça que determine a imediata interdição da cozinha do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém. Na ação, o MPPE alega que faltam “condições higiênico-sanitárias satisfatórias no ambiente de preparação de alimentos para pacientes”.

ALERTA
A diretora do Sindmepa, Nástia Irina, que atua em Santarém, oeste do Estado, alerta que as instalações do hospital hoje são “incompatíveis com as normas de vigilância sanitária e legislação trabalhista”. “Não há condições do funcionamento de uma cozinha hospitalar onde você tem como princípio a higiene e segurança alimentar. É necessário parar mesmo o funcionamento para que correções, mudanças e reformas estruturais sejam feitas para garantir que essa cozinha volte a funcionar em condições de segurança para a população”, ressaltou.

PESAR
A Federação Médica Brasileira e sindicatos de base divulgaram documento cobrado severa investigação e punição dos criminosos que dispararam tiros contra quatro médicos na madrugada de 5 de outubro de 2023, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Três deles morreram e um segue internado em estado grave. “Não é possível mensurar a dor das famílias e amigos dos nossos colegas e tão pouco, a tristeza e indignação que afeta toda a categoria médica brasileira nesse momento” diz trecho da nota. Os profissionais estavam no Rio de Janeiro participando de um congresso de ortopedia. Na noite de quinta-feira, 5, se reuniram no quiosque em frente ao hotel onde estavam hospedados. Foi lá que sofreram o ataque. O crime deixou a comunidade médica em estado de choque.

OUTUBRO ROSA
O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama já começou. A campanha Outubro Rosa tem como objetivo promover a conscientização sobre a doença, pois não há uma causa única para a ocorrência do câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, exposição à radiação ionizante, entre outros. Não deixe de comparecer ao especialista e realizar o seu check-up.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (10), o clássico filme japonês “Era uma vez em Tóquio”, dirigido por Yasujiro Ozu, às 19h. No longa um casal de idosos vai visitar os filhos em Tóquio pela primeira vez, porém são recebidos com indiferença. Já a Quarta Musical recebe o show do jovem músico José Cláudio, às 20h. Junto de seu violão ele realizará uma belíssima apresentação dedicada aos clássicos. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa.

Veja mais
Novo Acordo Coletivo de Trabalho garante melhorias aos médicos da EBSERH

Novo Acordo Coletivo de Trabalho garante melhorias aos médicos da EBSERH

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na segunda-feira (13), médicos prestadores de serviços à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, tomaram conhecimento do Acordo Coletivo de Trabalho firmado a nível

Palavra de Médico – Erisipela

Palavra de Médico – Erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele e pode atingir a gordura do tecido celular. A doença é causada por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos. Pode ocorrer

TJ mantém decisão de afastar prefeito de Santarém caso não cumpra sentença de melhorias em saúde

TJ mantém decisão de afastar prefeito de Santarém caso não cumpra sentença de melhorias em saúde

O Tribunal de Justiça do Pará manteve a decisão do juiz Claytoney Ferreira, de Santarém, de afastar o prefeito Nélio Aguiar (UB), caso ele não cumpra em 60 dias sentença