Sindmepa Informa – 16.10.2023

PLASMA
O Sindmepa vê com preocupação o avanço, no Senado, da proposta de Emenda Constitucional que abre brechas para a comercialização de plasma humano. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) altera o artigo da Constituição Federal que determina que a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, embora proíba “todo tipo” de comercialização de tecidos, órgãos e substâncias humanas. Com a mudança proposta, a PEC determina que a venda de “substâncias humanas” continuaria proibida, com exceção do plasma.

RETROCESSO
O diretor financeiro do Sindmepa, Waldir Cardoso defende que a Saúde não é mercadoria. “Essa é uma máxima que consagramos ao conquistar o Sistema Único de Saúde. Essa PEC é um retrocesso e todos devemos combatê-la”, resume. A Proposta foi aprovado na última quarta-feira (4), por 15 votos favoráveis e 11 contrários, e agora segue para análise do Plenário.

CONTRA
O Sindmepa está entre os Sindicatos de base da Federação Médica Brasileira que se opõem ao Edital 01/2023, do Ministério da Educação, que seleciona propostas para autorização do funcionamento de cursos de Medicina no âmbito do Programa Mais Médicos. A medida facilita a abertura de 95 escolas, sob a alegação de elevar a média do número de médicos nas regiões de difícil provimento. O Sindicato entende que a falta de rigor na abertura de escolas coloca em risco a qualidade da formação de novos médicos e, como consequência, a assistência à saúde do cidadão brasileiro.

MANIFESTAÇÃO
Na última sexta-feira (13), pacientes oncológicos realizaram uma manifestação pacífica em frente ao Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, para denunciar as condições precárias de atendimento à população que necessita dos serviços. Os pacientes reclamam da falta de medicamentos e manutenção dos equipamentos. Além do longo período de espera para realizar exames de extrema importância para dar continuidade aos tratamentos oncológicos. O Sindicato dos Médicos do Pará apoia esta luta e já está cobrando das autoridades e do governo do Estado resolução para este grave problema.

PALAVRA DA DIRETORIA
Há muito o que se comemorar em relação à evolução científica da nossa profissão. Há cada ano conquistamos novos conhecimentos e temos o aperfeiçoamento da prática médica, mas muito a lamentar pela omissão do parlamento e suas autoridades em relação à regulamentação da profissão médica e das condições de trabalho, seja pelo aspecto financeiro, condições de trabalho ou políticas de saúde. Mas, a cada ano, nós nos renovamos no sentido de enfrentar essas dificuldades e celebramos a revolução científica. Parabéns a todos os médicos e médicas que, com muita determinação, responsabilidade e compromisso com a profissão exercem a Medicina no dia a dia.

AGENDA CULTURAL
A Semana do Médico 2023 terá como atrações no Sindmepa, a exibição do filme “A longa viagem de volta”, dirigido por John Ford, às 19h. O longa acompanha a tripulação do cargueiro Glencairné, cuja rotina é cercada por medo, tristeza, saudade e camaradagem. Já a Quarta Musical celebra o Dia do Médico com o show do Trio Lobita, às 20h. Os músicos Paulinho Moura, Andréa Pinheiro e Tiago Amaral farão um belíssimo show dedicado ao samba e músicas brasileiras. Esperamos por você no Cineteatro do Sindmepa, com entrada franca. Não perca!