ter

maio 21, 2024

Sindmepa Informa – 23.10.2023

PARALISAÇÃO
Na última semana, médicos das Unidades de Pronto Atendimento do Jurunas e da Terra Firme informaram ao Sindmepa o atraso vergonhoso do pagamento de mais de 90 dias de plantões e decidiram paralisar as atividades a partir de sábado, 21. As duas unidades têm administrações terceirizadas, mas é bom ressaltar que isso não exime a Secretaria de Saúde do Município de Belém da responsabilidade sobre o permanente descaso com os profissionais que, ressalte-se, trabalham para o serviço público. É responsabilidade da gestão pública sim e o atraso no pagamento das terceirizadas recai sobre a responsabilidade do município já que o problema afeta diretamente a população que mais precisa do atendimento.

ALERTA
A morte de uma mulher que foi submetida a procedimentos estéticos em São Paulo para remoção de gordura localizada com laser, retoma o alerta sobre a segurança para esses procedimentos. Somente médicos capacitados podem realizar procedimentos invasivos como determina Lei do Ato Médico (12.842/13). O Conselho Federal de Medicina (CFM), a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reforçam que essa Lei existe para evitar riscos a pacientes, como os que buscam os procedimentos estéticos.

BRASÍLIA
A direção da Federação Médica Brasileira e da Associação Médicos pelo Brasil (AMPB) participaram de reunião em Brasília com a Secretaria de Atenção Primária da Saúde (SAPS), do Ministério da Saúde. Foram debatidas questões de garantias trabalhistas dos médicos que atuam no programa Médicos pelo Brasil. A educação médica continuada também esteve em pauta e foi solicitado que a participação em cursos de mestrado e doutorado possa ser ampliada ao Médicos pelo Brasil.

CELEBRAÇÃO
A comemoração do Dia do Médico no Sindmepa reuniu profissionais, músicos e admiradores da boa música na Quarta Musical. A programação também contemplou os médicos que não puderam comparecer ao Cineteatro, com a transmissão ao vivo no Instagram oficial do Sindmepa. O show do Trio Lobita presenteou o público com músicas nacionais consagradas. A noite ainda contou com participações especiais dos músicos André Souza e Marcelo Sirotheau, dedicatórias aos médicos, como a divertida canção “Chico hipocondria”, eternizada na voz de Leny Andrade, e um coquetel especial ao fim da apresentação.

AGENDA CULTURAL
Aos cinéfilos de plantão, o Cineclube Sindmepa exibirá nesta terça-feira (24), o clássico”Ironweed”, dirigido por Héctor Babenco, às 19h. No longa, Francis Phelan e Helen Archer se encontram por acaso e tentam se ajudar mutuamente a encarar os fantasmas do passado. Já a Quarta Musical apresenta o show “Achados e Perdidos – Acústico”, de Pedrinho Callado, às 20h. No repertório, canções que fazem parte de seus oito álbuns e muita MPB. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Aguardamos por você no Cineteatro com entrada franca.

Núcleo Acadêmico consolida ação social do Sindmepa

Com atendimento médico, psicológico, consultoria jurídica e educação em saúde, a 2° edição do "N.A em Ação" cumpriu sua missão junto à comunidade do bairro do Aurá, em Ananindeua, no

Sindmepa Informa – 20.05.2024

SESMAO Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) solicitou ao secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, uma solução para o problema dos plantões dos cirurgiões que atuam o Hospital de Pronto-Socorro