Sindmepa Informa – 30.10.2023

CONCURSO

A falta de um piso salarial para a classe médica continua trazendo prejuízos para a categoria. Na última semana, a prefeitura de Santarém divulgou um edital para Concurso Público. O destaque infelizmente foi para os baixos salários oferecidos aos profissionais médicos. Segundo o edital, serão disponibilizadas 32 vagas para médicos de diferentes especialidades, com salário base de R$ 1.320,00. O Sindmepa entende nessa manobra, uma forma de sucatear o SUS, pois quando os médicos não participam de concurso, a gestão tem a justificativa que precisa para prolongar contratos temporários ou contratar uma Organização Social para terceirizar o serviço, impossibilitando a criação de um Plano de Cargos e Salários digno no SUS.

PAGAMENTO

Como anunciado previamente, médicos plantonistas das Unidades de Pronto Atendimento do Jurunas e da Terra Firme paralisaram os atendimentos na última semana. Os profissionais reivindicavam a regularização dos pagamentos referentes ao mês de julho. Somente após quatro dias de paralisação, a Secretaria de Saúde do Município de Belém informou o repasse das verbas às Organizações Sociais responsáveis pela gestão das Unidades. O Sindmepa lamenta que mais uma vez, apenas após paralisação e consequente prejuízo à população, é que a Prefeitura tenha realizado os pagamentos. Esperamos que o cenário não se repita e tão logo os médicos recebam os valores referentes a setembro.

AÇÃO

O Núcleo Acadêmico do Sindmepa está organizando uma ação social para Atendimento de Clínica Médica em parceria com a Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua – ARECICLANANIN. O evento vai ser no dia 25 de novembro, às 8h, no bairro do Aurá, e tem como previsão realizar 100 atendimentos. Para isso, o grupo está aceitando doações de medicamentos, que podem ser entregues na sede do Sindmepa, no bairro do Umarizal. Esta será a primeira edição do “N.A em Ação”, para atendimento clínico à população. Outras informações, acesse as redes sociais do @nasindmepa.

SOPAPE

No último sábado (21), a Sociedade Paraense de Pediatria – Sopape celebrou 70 anos. O Sindmepa foi convidado a comemorar esta data, marcada por importantes conquistas alcançadas ao longo dos anos. Ficamos felizes em fazer parte dessa história e esperamos poder continuar lutando juntos por melhores condições de atendimento e dignidade às nossas crianças!

AGENDA CULTURAL

O Cineclube Sindmepa desta terça-feira (31) encerra a programação de outubro com a exibição de três curtas metragens de Charles Chaplin, às 19h. Os curtas “Rua da Paz”, “O Balneário” e “O Aventureiro”, clássicos dos anos 1916 e 1917, terão o acompanhamento musical de Paulo José Campos de Melo. Será imperdível! Já a Quarta Musical apresentará um show lítero-musical, com Allan Carvalho e Adriano Barroso, às 20h. No repertório, referências do cancioneiro popular brasileiro, como Belchior, Fagner e Luis Gonzaga, além de obras autorais. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.