ter

ter

maio 21, 2024

Médicos de Altamira paralisam atividades

Médicos da Unidade de Pronto Atendimento de Altamira suspenderam parcialmente suas atividades, na última quarta-feira (08), restringindo os atendimentos aos pacientes classificados em laranja e vermelho, conforme protocolo de Manchester. O movimento protesta contra diversos problemas de gestão e contra o atraso de pagamento referente aos serviços prestados em setembro.

Em que pese a UPA seja destinada a casos de urgência e emergência, na prática ela também presta cuidados básicos à população altamirense, e assim “organiza e estabelece bases ao SUS, além de assegurar o acompanhamento e a saúde da população, impedindo gastos excessivos com hospitalização e tratamento de doenças que são extremamente prejudiciais, tanto para a população como para a gestão”, conforme documento protocolado no Sindmepa.

Segundo a empresa FDA MEDICAL, que provê a mão-de-obra médica, a causa da inadimplência é a ausência de repasses por parte do poder público municipal. A despeito das cobranças, não foi dada sequer previsão de regularização dos débitos. Os profissionais fizeram as devidas comunicações prévias, inclusive à Secretaria de Saúde daquele Município, ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará e ao Ministério Público local, mas sem obter qualquer sinalização do Poder Executivo, iniciaram o movimento, porém garantindo o atendimento dos casos graves.

O Sindmepa está acompanhando o caso e se soma aos esforços para garantir tratamento digno aos médicos de Altamira, em mais este episódio de precarização do trabalho da categoria.

Núcleo Acadêmico consolida ação social do Sindmepa

Com atendimento médico, psicológico, consultoria jurídica e educação em saúde, a 2° edição do "N.A em Ação" cumpriu sua missão junto à comunidade do bairro do Aurá, em Ananindeua, no

Sindmepa Informa – 20.05.2024

SESMAO Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) solicitou ao secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, uma solução para o problema dos plantões dos cirurgiões que atuam o Hospital de Pronto-Socorro