Primeiro N.A. em Ação realiza mais de 60 atendimentos clínicos no Aurá

O Núcleo Acadêmico do Sindmepa realizou no último sábado (25) a primeira edição do projeto de extensão “N.A. em Ação”, levando atendimento médico à comunidade do Aurá, região metropolitana de Belém. A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua – ARECICLANANIN, e somou mais de 60 atendimentos clínicos às famílias cadastradas na Associação, durante as quatro horas de evento.

A ação médica teve como objetivo levar atendimento especial aos trabalhadores que cuidam do meio ambiente na comunidade e ofertar medicamentos básicos, com apoio da Arese Pharma. Para o presidente da Associação, João Amorim de Oliveira, o evento foi importante para atender aqueles que não possuem condições de ir às consultas ou comprar determinados medicamentos.

“A gente já trabalha com essa questão do meio ambiente, saneamento básico, reciclagem e tudo isso tem muito a ver com a saúde. As pessoas têm uma necessidade muito grande nessa questão e muitos esperam por um ou dois anos para conseguir uma consulta. Então, quando surge uma ação como essa, as pessoas ficam surpresas e gostam bastante”, explicou.

Uma das moradoras que compareceu ao atendimento foi Cleideane Pires. Ela passou pela triagem, realizada em parceria com o Laboratório Paulo Azevedo, consulta com o médico e recebeu atendimento do quiropraxista, José Augusto. “Se eu tivesse que dar uma nota, eu daria mil. Eu achei uma ideia muito boa e quero que aconteça mais vezes, porque quando vamos pelo SUS acontece de não conseguir o atendimento. Essa foi uma ideia muito boa para a nossa comunidade”, afirmou.

Ao idealizar a ação, o Núcleo Acadêmico decidiu abrir vagas para que acadêmicos de medicina pudessem se inscrever e participar da ação auxiliando no processo de atendimento aos pacientes.

Como foi o caso da jovem Alice Manito, acadêmica do 1° semestre de medicina na Universidade Federal do Pará. “A gente tem muita teoria de anamnese na Universidade, mas pouca prática. Eu tenho muito interesse pela área clínica, acho fascinante. A gente passa o dia todo na sala de aula e eu gosto de sentir que de alguma forma eu estou ajudando alguém, é um sentimento muito bom”, resumiu a estudante.

Já o acadêmico do 5° semestre de medicina na Unifamaz, Mateus Neves contou que está foi a segunda ação que participou e elogiou a iniciativa.

“Toda ação social acaba me chamando atenção pelo fato de que nós vamos poder exercer o que aprendemos em aula com as pessoas que mais necessitam e que tem dificuldade de acesso a esse atendimento. Estamos na comunidade, onde eles se sentem à vontade para expor o que estão sentindo, então isso é muito bom”, frisou.

A ação contou com a participação dos médicos voluntários, Elton dos Anjos Brandão e Carlos Henrique Moreira, além da enfermeira, Vanda Martins. Um dos profissionais que também esteve realizando os atendimentos clínicos foi o médico de família e comunidade e professor da Universidade do Estado do Pará, Luiz Sabaa. Ele compareceu ao evento a convite da Coordenadora Geral do Núcleo, Brenda Melo e parabenizou os acadêmicos pela iniciativa e a participação da comunidade.

O Diretor de Interiorização, Hugo de Oliveira considerou a ação um sucesso e destacou o comprometimento dos acadêmicos com a população.

“Todos seguiram nossas orientações, prestaram um excelente atendimento e foram muito elogiados pelos pacientes. Agradecemos aos nossos patrocinadores, pois sem eles não teríamos o êxito que tivemos. Não poderia esquecer do apoio da coordenação da ARECICLANIN, que foi nosso elo com a população do Aurá, e a diretoria colegiada do Sindmepa que aprovou o projeto”, resumiu.

A primeira edição do N.A em Ação contou com apoio da Construcasa do Aurá, Arese Pharma, RR Seguros, Tatu Ambiental LTDA, Magalhães Panificadora, Flor de Maria Estética e Laboratório Paulo Azevedo.