Sindmepa debate com a Defensoria Pública sobre trabalho médico

O Sindmepa foi convidado pela Defensoria Pública do Estado do Pará para debater a atual situação do trabalho médico, especialmente na Região Metropolitana de Belém. O encontrou aconteceu na tarde de ontem (08).

Representado por seu diretor Emanuel Resque, este acompanhado pelo assessor jurídico Yúdice Andrade, o Sindmepa foi recebido pelo Defensor Público Geral, João Paulo Carneiro Gonçalves Ledo; pela Subdefensora Pública Geral, Mônica Palheta Furtado Belém; pela Diretora Metropolitana, Luciana Santos Filizzola Bringel; e pelo Coordenador de Políticas Cíveis da Região Metropolitana e Coordenador do Núcleo da Fazenda Pública da Capital, Daniel, Augusto Lobo de Melo.

A equipe da DPE informou sobre ações que já foram ajuizadas e estudos em andamento, para que sejam tomadas novas providências a fim de combater os graves problemas infraestruturais e a constante inadimplência do poder público, em especial da Secretaria de Saúde do Município de Belém, que tem provocado reiteradas paralisações dos atendimentos à população mais carente.

Por sua vez, o Sindmepa explanou sobre os problemas que continuam a se repetir ano após ano, tais como carência de insumos básicos para atenção à saúde e medicamentos essenciais, além de dar especial atenção à pauperização do trabalho médico. Na oportunidade, explicou detalhadamente os prejuízos decorrentes do modelo de gestão por meio de Organização Sociais e pelas empresas que estas contratam, as quais simulam sociedades com médicos tornados pessoas jurídicas, que trabalham sem quaisquer garantias.

Ao final da reunião, ficou decidido que o Sindmepa enviará à DPE informações e documentos acerca das práticas das empresas intermediadoras de trabalho médico, para que as duas entidades possam somar forças em torno de medidas concretas, inclusive judiciais, para enfrentar o caos que se encontra instalado.