qua

maio 22, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

qua

maio 22, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa debate com a Defensoria Pública sobre trabalho médico

O Sindmepa foi convidado pela Defensoria Pública do Estado do Pará para debater a atual situação do trabalho médico, especialmente na Região Metropolitana de Belém. O encontrou aconteceu na tarde de ontem (08).

Representado por seu diretor Emanuel Resque, este acompanhado pelo assessor jurídico Yúdice Andrade, o Sindmepa foi recebido pelo Defensor Público Geral, João Paulo Carneiro Gonçalves Ledo; pela Subdefensora Pública Geral, Mônica Palheta Furtado Belém; pela Diretora Metropolitana, Luciana Santos Filizzola Bringel; e pelo Coordenador de Políticas Cíveis da Região Metropolitana e Coordenador do Núcleo da Fazenda Pública da Capital, Daniel, Augusto Lobo de Melo.

A equipe da DPE informou sobre ações que já foram ajuizadas e estudos em andamento, para que sejam tomadas novas providências a fim de combater os graves problemas infraestruturais e a constante inadimplência do poder público, em especial da Secretaria de Saúde do Município de Belém, que tem provocado reiteradas paralisações dos atendimentos à população mais carente.

Por sua vez, o Sindmepa explanou sobre os problemas que continuam a se repetir ano após ano, tais como carência de insumos básicos para atenção à saúde e medicamentos essenciais, além de dar especial atenção à pauperização do trabalho médico. Na oportunidade, explicou detalhadamente os prejuízos decorrentes do modelo de gestão por meio de Organização Sociais e pelas empresas que estas contratam, as quais simulam sociedades com médicos tornados pessoas jurídicas, que trabalham sem quaisquer garantias.

Ao final da reunião, ficou decidido que o Sindmepa enviará à DPE informações e documentos acerca das práticas das empresas intermediadoras de trabalho médico, para que as duas entidades possam somar forças em torno de medidas concretas, inclusive judiciais, para enfrentar o caos que se encontra instalado.

Veja mais
Reunião FMB – Reativação do Sindicato do Amapá e evento de Acadêmicos no Pará na pauta

Reunião FMB – Reativação do Sindicato do Amapá e evento de Acadêmicos no Pará na pauta

A 6ª reunião de diretoria da FMB de 2024, que teve a participação de presidentes e dirigentes dos sindicatos de base, teve uma pauta extensa e importante tendo em vista

Quem representa os médicos no Brasil?

Quem representa os médicos no Brasil?

Você já se perguntou: Quem representa os médicos no Brasil? Em 8 anos após sua fundação, a FMB reúne em sua base sindical, 30 sindicatos de médicos em todas as

Núcleo Acadêmico consolida ação social do Sindmepa

Núcleo Acadêmico consolida ação social do Sindmepa

Com atendimento médico, psicológico, consultoria jurídica e educação em saúde, a 2° edição do "N.A em Ação" cumpriu sua missão junto à comunidade do bairro do Aurá, em Ananindeua, no