ter

maio 21, 2024

Sindmepa Informa – 06.11.2023

APOIO
O Sindicato dos Médicos do Pará divulgou nota manifestando repúdio contra as demissões dos professores do curso de Medicina da Ulbra, em Canoas, no Rio Grande do Sul. No documento, o Sindempa afirma ser “inaceitável a perseguição que estão sofrendo os médicos Paulo Nader, Silvana Nader e o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul, Marcelo Matias”. As demissões ocorreram depois que os profissionais denunciaram a situação absurda da saúde e dos hospitais em Canoas. “Os médicos têm que ter o direito garantido de, conhecendo as rotinas do atendimento, denunciar as graves falhas nas políticas públicas da saúde em todos os cantos do Brasil”, destaca o Sindmepa .

SINDICATOS
O diretor do Sindempa, Waldir Cardoso, representou a entidade na 1ª Conferência de Sindicatos Médicos e Grêmios da América Latina, em Buenos Aires. Durante o evento foi aprovada a criação da União dos Sindicatos e Grêmios Médicos da América Latina. “Esta organização sindical internacional vai aprofundar a troca de experiências entre os países membros e melhorar a representatividade do nosso continente nas Conferências Internacionais de Sindicatos Médicos”, explica Cardoso.

NÚCLEO
Na última semana, o Diretor de Interiorização do Núcleo Acadêmico, Hugo Oliveira, esteve reunido com o Ouvidor Geral do Estado, André Bassalo, para tratar sobre a construção da COP30 e da contribuição que o Sindicato dos Médicos do Pará pode fazer para esse grande evento internacional, previsto para ser realizado em Belém em 2025.

EXPRESSO
Já está no ar o novo episódio do Expresso Sindmepa. O bate papo desse mês é com a Coordenadora Geral do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo. A primeira conversa com o apresentador e Diretor de Comunicação do Sindmepa, Wilson Machado, aborda a experiência e participação dos acadêmicos de medicina no sindicato e na profissão. Prepare seu cafezinho e assista agora mesmo no canal do YouTube do Sindmepa.

NOVEMBRO AZUL
O mês de novembro chama atenção para as ações de prevenção ao câncer de próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 65 mil casos e 15 mil óbitos por câncer de próstata são diagnosticados no Brasil por ano. A doença ocupa a primeira posição em todas as regiões brasileiras e apresenta um risco estimado de 29,39 casos novos a cada 100 mil homens na região Norte. Não espere os sintomas, compareça a uma unidade de saúde e faça já o seu check-up.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (07), “A Floresta Petrificada”, dirigido por Archie Mayo, às 19h. No longa, o jovem viajante Alan Squier para em uma lanchonete e conhece a romântica Gaby. Já a Quarta Musical recebe os músicos Marcelo Sirotheau e Márcio Farias, às 20h. Com repertório voltado às composições autorais, o show tem como tema “De vinho e mar”. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você com entrada franca, no Cineteatro.

Núcleo Acadêmico consolida ação social do Sindmepa

Com atendimento médico, psicológico, consultoria jurídica e educação em saúde, a 2° edição do "N.A em Ação" cumpriu sua missão junto à comunidade do bairro do Aurá, em Ananindeua, no

Sindmepa Informa – 20.05.2024

SESMAO Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) solicitou ao secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, uma solução para o problema dos plantões dos cirurgiões que atuam o Hospital de Pronto-Socorro