Sindmepa Informa – 13.11.2023

UNIÃO
Reunidos na 1ª Conferência de Sindicatos Médicos e Grêmios da América Latina, em Buenos Aires, profissionais da Argentina, Brasil, Peru e Uruguai oficializaram a criação da União dos Sindicatos Médicos da América Latina (Unión Sigmela). No mesmo encontro foi elaborado o Estatuto da nova entidade que terá a missão de fortalecer a luta dos profissionais de saúde por melhores condições de trabalho no Continente. O diretor do Sindmepa e ex-presidente da Federação Médica Brasileira, Waldir Cardoso, integrou a comissão organizadora dos trabalhos representando o Brasil e incentivou os sindicatos médicos brasileiros a participarem da Sigmela.

PISO
O Sindmepa está lançando uma campanha para definir um piso salarial para os médicos, pois entende que a falta dele pode esvaziar o Sistema Único de Saúde e, consequentemente, afetar ainda mais a qualidade dos atendimentos disponibilizados à população. Os salários aviltantes propostos em concursos públicos são uma estratégia para terceirizar os serviços e precarizar a atividade médica em todo o país. A ideia é propor uma lei que defina esse valor como base para contratações no setor público e na iniciativa privada.

DEFENSORIA
O Sindmepa, representado pelo Diretor Emanuel Resque e o assessor jurídico, Yúdice Andrade, foi convidado pela Defensoria Pública do Estado do Pará para debater a atual situação do trabalho médico na Região Metropolitana de Belém. Os representantes debateram sobre os prejuízos do modelo de gestão por meio de Organização Sociais. E ficou acordado que o Sindmepa enviará à DPE informações e documentos acerca das práticas das empresas intermediadoras de trabalho médico, para que as duas entidades possam somar forças em torno de medidas concretas, inclusive judiciais, para enfrentar o caos que se encontra instalado.

SANTARÉM
O juiz titular da 6ª Vara Cível e Empresarial de Santarém, Claytoney Ferreira Passos, concedeu liminar determinando à Vigilância Sanitária do Estado realizar inspeção técnica no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém. A medida vai verificar se foram cumpridos todos os requisitos técnicos referentes às instalações, máquinas, equipamentos, normas e rotinas na unidade, após o incêndio que teve início na ala de obstetrícia da unidade. A decisão ainda determina que seja apresentado relatório sobre a inspeção nos autos da ação no prazo de 10 dias, sob pena de multa coercitiva no valor de R$ 300 mil.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (14), o filme “Jesse James”, com direção de Henry King, às 19h. O longa acompanha os irmãos Jesse e Frank, que juraram vingar a morte de sua mãe. O elenco conta com Tyrone Power e Henry Fonda. Esperamos por você no Cineteatro com entrada Franca. Já a Quarta Musical retorna na próxima semana, devido ao feriado nacional de Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro.