ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

ter

maio 21, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 20.11.2023

ALTAMIRA
Médicos da Unidade de Pronto Atendimento de Altamira suspenderam parcialmente as atividades, no último dia 8, conforme protocolo de Manchester. O movimento protestou contra diversos problemas de gestão e o atraso de pagamento referente aos serviços prestados em setembro. A empresa FDA MEDICAL, que provê a mão-de-obra médica, afirmou que a causa da inadimplência é a ausência de repasses por parte do poder público municipal. O Sindmepa está acompanhando o caso e não mede esforços para garantir pagamento digno e pontual aos médicos de Altamira, em mais este episódio de precarização do trabalho médico.

FÓRUM
O Diretor de comunicação do Sindmepa e Secretário da Federação Médica Brasileira (Formando e Jovem Médico), Wilson Machado, esteve presente no III Fórum Nacional sobre Saúde Suplementar do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizado na última sexta-feira (17), em Brasília. Este ano, o evento reuniu médicos de todo o Brasil para retomar as discussões sobre “A Realidade do Médico na Saúde Suplementar” e debater sobre os desafios e perspectivas de avanço na área.

CAP DO CFM
A Comissão de Assuntos Políticos do Conselho Federal de Medicina esteve reunida no último dia 17, na nova sede da Conselho, em Brasília, com a participação do nosso diretor Wilson Machado, que é membro da comissão, organizando a agenda de trabalhos para 2024, com a missão de acompanhar as pautas do parlamento brasileiro que envolve os interesses da categoria médica do Brasil.

CONVENÇÃO COLETIVA
Após um impasse envolvendo a cláusula sobre a contribuição assistencial, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, a qual não será aplicada neste momento, até que seja dirimida todas as dúvidas referentes as delimitações, condições e formas de oposição, o Sindmepa indicou não haver mais qualquer óbice à assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, aguardando apenas confirmação do Sindesspa para assinatura e encaminhamento ao Ministério do Trabalho.

RECONHECIMENTO
O Sindicato dos Médicos do Pará parabeniza a médica paraense Angelita Habr-Gama, especialista em cirurgia do intestino, por se tornar a primeira mulher no mundo a ganhar a medalha Bigelow. Criada em 1916, a homenagem é oferecida pela Sociedade de Cirurgia de Boston para cirurgiões que tenham contribuído para o progresso científico e ensino da cirurgia. A Sociedade destacou a pesquisa inovadora de Angelita e colegas sobre o uso de quimioterapia e radioterapia para o tratamento de câncer de reto sem a obrigatoriedade de posterior cirurgia. Com mais de 60 anos de carreira, Angelita Habr-Gama é a primeira mulher e primeira profissional da América Latina a receber a medalha.

EXPRESSO
E já está no ar o terceiro episódio do Expresso Sindmepa com a Coordenadora Geral do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo. No bate papo com o Diretor de comunicação do Sindmepa, Wilson Machado, a discente fala sobre a preparação dos acadêmicos de medicina para a realidade do mercado de trabalho. Acompanhe este e outros episódios do Expresso Sindmepa a hora que quiser, acessando o canal do Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (21) o clássico “O Expresso de Von Ryan”, longa dirigido por Mark Robson, estrelando Frank Sinatra, às 19h. O filme ambientado durante a 2° guerra mundial acompanha um piloto americano, que é abatido, feito prisioneiro e levado a um campo de concentração. Já a Quarta Musical apresenta o show de violão solo de Yasmin Corrêa, às 20h. A jovem musicista iniciou no violão de forma autodidata aos nove anos. O show também será transmitido ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro com entrada franca. Não perca!

Veja mais
Núcleo Acadêmico consolida ação social do Sindmepa

Núcleo Acadêmico consolida ação social do Sindmepa

Com atendimento médico, psicológico, consultoria jurídica e educação em saúde, a 2° edição do "N.A em Ação" cumpriu sua missão junto à comunidade do bairro do Aurá, em Ananindeua, no

Sindmepa Informa – 20.05.2024

Sindmepa Informa – 20.05.2024

SESMAO Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa) solicitou ao secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, uma solução para o problema dos plantões dos cirurgiões que atuam o Hospital de Pronto-Socorro

Novo Acordo Coletivo de Trabalho garante melhorias aos médicos da EBSERH

Novo Acordo Coletivo de Trabalho garante melhorias aos médicos da EBSERH

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na segunda-feira (13), médicos prestadores de serviços à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH, tomaram conhecimento do Acordo Coletivo de Trabalho firmado a nível