dom

fev 25, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

dom

fev 25, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa Informa – 27.11.2023

BRASÍLIA
O Sindicato dos Médicos do Pará participou da comitiva da Federação Médica Brasileira, que esteve em Brasília, para se reunir com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O diretor Waldir Cardoso participou das discussões sobre Revalida, abertura de novos cursos de Medicina, residência médica e piso salarial. Na oportunidade, Cardoso também criticou programa “Mais Médicos”, por entender que esta não é a melhor estratégia de fixação de médicos nas áreas de difícil provimento.

AUDIÊNCIA
Durante a audiência com os representantes médicos, o vice-presidente demonstrou pleno conhecimento dos problemas enfrentados pela categoria e enfatizou a importância da adoção do Exame de Ordem para os médicos, como solução extrema para banir maus cursos e proteger a população de médicos desqualificados. Ele ainda defendeu que a luta pela Carreira de Estado seja travada em todo Brasil, considerando a descentralização da atenção à saúde.

ATO MÉDICO
A Federação Médica Brasileira, e sindicatos de base, emitiu nota na última semana expressando preocupação com a crescente violação da Lei do Ato Médico (nº 12.842/13) por parte de outras categorias da saúde. A Federação reforçou seu apoio às iniciativas do Conselho Federal de Medicina que moveu uma Ação Civil Pública contra resoluções do Conselho Federal de Enfermagem que buscam permitir a realização de atos médicos, como sutura e anestesia por enfermeiros. A FMB ressalta que a excelência na prestação de cuidados de saúde deve ser acompanhada pelo devido respeito às competências específicas de cada profissão.

N.A EM AÇÃO
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa realizou no último sábado (25) a primeira edição do projeto “N.A em Ação”, levando atendimento médico à comunidade do Aurá, Região Metropolitana de Belém. A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua – ARECICLANANIN, e realizou cerca de 100 atendimentos clínicos às famílias cadastradas junto à Associação, durante as quatro horas de evento. A ação contou com apoio da Construcasa do Aurá, Arese Pharma, RR Seguros, Tatu Ambiental LTDA, Magalhães Panificadora e Laboratório Paulo Azevedo.

EXPRESSO
Já está disponível no canal do Sindmepa no Youtube o quarto episódio do bate-papo com a Coordenadora Geral do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo. No último episódio, a acadêmica e o Diretor de Comunicação, Wilson Machado falam sobre a participação de estudantes no sindicalismo pela medicina de qualidade. Acompanhe este e outros bate-papos do Expresso Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa encerra a agenda de novembro com a exibição de um clássico do cinema silencioso “Caminhada noite adentro”, dirigido por F. W. Murnau, às 19h. A sessão terá acompanhamento musical ao vivo, com Paulo José Campos de Melo. Já a Quarta Musical recebe o show “Igapó”, dos músicos Anderson Moyses e Davi Amorim, às 20h. O show mostrará a sonoridade amazônica, com canções de Sebastião Tapajós, Nazaré Pereira, Paulo André Barata e Consuelo de Paula. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.

Veja mais
Núcleo Acadêmico estará no Congresso Regional Norte de Educação Médica

Núcleo Acadêmico estará no Congresso Regional Norte de Educação Médica

A diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa estará presente no décimo Congresso Regional Norte de Educação Médica – CRENEM, realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica, com apoio do Sindicato

Palavra de Médico – Importância do sono

Palavra de Médico – Importância do sono

Segundo especialistas, dormir bem proporciona melhora da saúde física e mental, e ajuda prevenir doenças. Uma noite ruim de sono pode indicar problemas de saúde ou uma rotina de estresse.

Sindmepa recebe novos Acadêmicos Aspirantes em cerimônia

Sindmepa recebe novos Acadêmicos Aspirantes em cerimônia

O Núcleo Acadêmico do Sindmepa convida os acadêmicos associados para participarem da Cerimônia de Certificação online nesta sexta-feira (23), às 19h. A cerimônia acolhe os sócios que ainda não possuem