Sindmepa Informa – 27.11.2023

BRASÍLIA
O Sindicato dos Médicos do Pará participou da comitiva da Federação Médica Brasileira, que esteve em Brasília, para se reunir com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O diretor Waldir Cardoso participou das discussões sobre Revalida, abertura de novos cursos de Medicina, residência médica e piso salarial. Na oportunidade, Cardoso também criticou programa “Mais Médicos”, por entender que esta não é a melhor estratégia de fixação de médicos nas áreas de difícil provimento.

AUDIÊNCIA
Durante a audiência com os representantes médicos, o vice-presidente demonstrou pleno conhecimento dos problemas enfrentados pela categoria e enfatizou a importância da adoção do Exame de Ordem para os médicos, como solução extrema para banir maus cursos e proteger a população de médicos desqualificados. Ele ainda defendeu que a luta pela Carreira de Estado seja travada em todo Brasil, considerando a descentralização da atenção à saúde.

ATO MÉDICO
A Federação Médica Brasileira, e sindicatos de base, emitiu nota na última semana expressando preocupação com a crescente violação da Lei do Ato Médico (nº 12.842/13) por parte de outras categorias da saúde. A Federação reforçou seu apoio às iniciativas do Conselho Federal de Medicina que moveu uma Ação Civil Pública contra resoluções do Conselho Federal de Enfermagem que buscam permitir a realização de atos médicos, como sutura e anestesia por enfermeiros. A FMB ressalta que a excelência na prestação de cuidados de saúde deve ser acompanhada pelo devido respeito às competências específicas de cada profissão.

N.A EM AÇÃO
O Núcleo Acadêmico do Sindmepa realizou no último sábado (25) a primeira edição do projeto “N.A em Ação”, levando atendimento médico à comunidade do Aurá, Região Metropolitana de Belém. A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua – ARECICLANANIN, e realizou cerca de 100 atendimentos clínicos às famílias cadastradas junto à Associação, durante as quatro horas de evento. A ação contou com apoio da Construcasa do Aurá, Arese Pharma, RR Seguros, Tatu Ambiental LTDA, Magalhães Panificadora e Laboratório Paulo Azevedo.

EXPRESSO
Já está disponível no canal do Sindmepa no Youtube o quarto episódio do bate-papo com a Coordenadora Geral do Núcleo Acadêmico, Brenda Melo. No último episódio, a acadêmica e o Diretor de Comunicação, Wilson Machado falam sobre a participação de estudantes no sindicalismo pela medicina de qualidade. Acompanhe este e outros bate-papos do Expresso Sindmepa no Youtube.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa encerra a agenda de novembro com a exibição de um clássico do cinema silencioso “Caminhada noite adentro”, dirigido por F. W. Murnau, às 19h. A sessão terá acompanhamento musical ao vivo, com Paulo José Campos de Melo. Já a Quarta Musical recebe o show “Igapó”, dos músicos Anderson Moyses e Davi Amorim, às 20h. O show mostrará a sonoridade amazônica, com canções de Sebastião Tapajós, Nazaré Pereira, Paulo André Barata e Consuelo de Paula. A apresentação também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Esperamos por você no Cineteatro, com entrada franca.