ter

abr 16, 2024

ter

abr 16, 2024

Sindmepa participa da 1ª Conferência de Sindicatos Médicos e Grêmios da América Latina

Teve início hoje (03), a 1ª Conferência de Sindicatos Médicos e Grêmios da América Latina, em Buenos Aires. O Sindmepa participa do evento como um dos Sindicatos de base da Federação Médica Brasileira. O objetivo principal é discutir e compartilhar a realidade do exercício da profissão médica nos quatro países representados: Argentina, Brasil, Peru e Uruguai. O evento marca também a preparação dos Sindicatos para participarem, de forma organizada, da “V Conferência Internacional de Sindicatos Médicos”, marcada para ocorrer na Espanha em janeiro de 2024.

No primeiro dia de programação, a Conferência convidou representantes dos quatro países para discutir sobre os Sistemas de saúde comparativos. Participaram da primeira mesa Gonzalo Hernández (Argentina), Luis Lazarov (Uruguai), Danilo Joel Salazar (Peru) e Waldir Cardoso (Brasil).

“Após mais de um ano de trabalho e articulação conseguimos agregar grande quantidade de Sindicatos destes países e discutimos e aprovamos hoje os Estatutos de criação da União SIGMELA (União dos Sindicatos e Grêmios Médicos da América Latina) ”, destaca o Diretor do Sindmepa, Waldir Cardoso.

O evento ainda contou com mesas de discussões sobre condições de trabalho, formação médica: residência e migrações profissionais, e finalizará a programação de hoje com a abordagem sobre ferramentas de pressão para reclamações médicas.

“Esta organização sindical internacional vai aprofundar a troca de experiências entre os países membros e melhorar a representatividade do nosso continente nas Conferências Internacionais de Sindicatos Médicos”, resume Waldir Cardoso.

Delegado de Terra Santa é denunciado à Corregedoria da Polícia Civil

A defesa do médico Eyran Joshua Sobrinho de Sousa, preso arbitrariamente no último dia 10 de abril, denunciou o delegado da Polícia Civil Wesley Vicente Cordeiro, junto à Corregedoria da

Palavra de Médico – Obesidade infantil

Estudo realizado pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz, aponta que o Brasil teve um aumento nos casos de obesidade infantil. A