dom

fev 25, 2024

Afiliado a:

Login

Espaço do Médico

dom

fev 25, 2024

Afiliado a:

Espaço Médio

Sindmepa e Dieese definem reunião para debater piso salarial médico

O Sindicato dos Médicos do Pará e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos – Dieese, estudam valores justos para definir o piso salarial da categoria médica. Uma reunião entre representantes das duas entidades está marcada para a próxima segunda-feira (11) e dará início a campanha a ser lançada pelo Sindmepa.

O piso para os médicos do Pará atende a necessidade de garantir proteção à categoria. Após os constantes atrasos de pagamento aos médicos e a abertura de Concursos Públicos com salários aquém das funções exercidas pela categoria, o Sindmepa solicitou um estudo ao Dieese para definir o valor do piso salarial médico.

O Departamento elaborou um estudo com base em informações legais baseadas no mercado de trabalho médico, até o ano de 2021, considerando os salários e a remuneração dos profissionais no balanço nacional.

“Nós temos como parâmetro indicadores que reforçam o pesado custo de vida que temos aqui, além de outros gastos que reforçam a necessidade de a categoria ter sim um piso. Queremos, no menor tempo possível, ter um valor que venha remunerar os médicos, e trazer uma ferramenta para contrapor essa precarização de contratos e desvios de pagamentos”, frisa o supervisor técnico do Dieese no Pará, Everson Costa.

O Sindmepa tem lidado diariamente com dilemas acerca da forma de contratação dos médicos, tanto a nível estadual quanto municipal. A contratação passou a ser feita por meio de Organizações Sociais (terceirizada), que contrata outra empresa (quarteirizada), para admitir os médicos como sócios da empresa, sem nenhum direito trabalhista. Demonstrando a precarização do trabalho médico.

O diretor do Sindmepa, Emanuel Resque, que acompanha a elaboração do estudo explica que não será um processo fácil, contudo o Sindmepa manterá os médicos informados sobre todas as atualizações do levantamento e dos passos nesta luta por remuneração digna à categoria.

“Essa proposta será fundamentada e a partir daí nós vamos convidar os vereadores e deputados, principalmente aqueles que também são médicos, para nos ajudar na aprovação desse piso, tanto na Câmara quanto na Assembleia Legislativa do Estado. Para que assim o Ministério Público possa cobrar dos gestores um valor mínimo em todos os Concursos Públicos do Estado”, frisa Emanuel Resque.

Veja mais
Núcleo Acadêmico estará no Congresso Regional Norte de Educação Médica

Núcleo Acadêmico estará no Congresso Regional Norte de Educação Médica

A diretoria do Núcleo Acadêmico do Sindmepa estará presente no décimo Congresso Regional Norte de Educação Médica – CRENEM, realizado pela Associação Brasileira de Educação Médica, com apoio do Sindicato

Palavra de Médico – Importância do sono

Palavra de Médico – Importância do sono

Segundo especialistas, dormir bem proporciona melhora da saúde física e mental, e ajuda prevenir doenças. Uma noite ruim de sono pode indicar problemas de saúde ou uma rotina de estresse.

Sindmepa recebe novos Acadêmicos Aspirantes em cerimônia

Sindmepa recebe novos Acadêmicos Aspirantes em cerimônia

O Núcleo Acadêmico do Sindmepa convida os acadêmicos associados para participarem da Cerimônia de Certificação online nesta sexta-feira (23), às 19h. A cerimônia acolhe os sócios que ainda não possuem