Sindmepa Informa – 04.12.2023

SESMA
O Sindmepa, representado por seu diretor Emanuel Resque e o assessor jurídico Yúdice Andrade, participou de audiência com o secretário de Saúde de Belém, Pedro Ribeiro Anaisse na última terça-feira (28). O diretor cobrou providências aos atrasos no pagamento de médicos da Sesma, cujo fato gerador é a falta de repasses às duas organizações sociais que gerenciam as Unidades de Pronto Atendimento da capital. Na oportunidade, o secretário Pedro Anaisse reconheceu um déficit de quatro meses, mas garantiu que a situação está regularizada, com repasses até o dia 10 de cada mês.

PISO
Representantes do Sindmepa e do Dieese estarão reunidos na próxima segunda-feira (11) para debater sobre o piso salarial da classe médica. A pedido do Sindicato, o Departamento Intersindical de Estatística Estudos Socioeconômicos elaborou uma proposta fundamentada para apresentar à categoria e aos governantes do estado.

SANTARÉM
O Sindmepa encaminhou ofício ao Procurador de Justiça do Estado, César Bechara Nader Mattar Júnior cobrando esclarecimentos acerca das providências do Ministério Público Estadual em relação ao baixo número de leitos hospitalares em Santarém e na Região do Baixo Amazonas, disponibilizados pela SESPA. Os serviços de saúde na região se encontram em colapso desde o incêndio que ocorreu no Hospital Municipal de Santarém, em setembro. Vale lembrar que o município recebe pacientes de diferentes locais do Baixo Amazonas e necessita de condições adequadas para o atendimento.

DEZEMBRO VERMELHO
O Dia Mundial de Combate a Aids, celebrado na última sexta-feira (1°), promoveu diversas ações de conscientização sobre a doença. Segundo o Ministério da Saúde, o Pará registrou 622 casos e 525 mortes por complicações causadas pela Aids até o dia 31 de outubro deste ano. Agora, a campanha Dezembro Vermelho segue em andamento durante todo o mês promovendo ações de acesso ao teste de detecção da doença e tratamento para todos aqueles que necessitam. Não deixe de se cuidar. Em casos de suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima.

AGENDA CULTURAL
O Cineclube Sindmepa exibe nesta terça-feira (05) “Giordano Bruno”, obra dirigida por Giuliano Montaldo, às 19h. O longa acompanha a história de um dos maiores pensadores do Século XVI. Já a Quarta Musical apresenta o show “reVIVER”, com Léo Meneses e Tynnoko Costa, às 20h. A apresentação em formato voz e piano passeará pelos clássicos do jazz internacional e também será transmitida ao vivo no perfil do Instagram @Sindmepa. Não perca!